No passado dia 6 de Novembro, pelas 21.30 horas, teve lugar no Teatro Cine da Covilhã, um sarau cultural intitulado “Fortes Razões Fazem Fortes Acções”, organizado pelo Movimento Vencer e Viver (MVV) do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). A iniciativa contou com a participação de vários artistas da região.
O objectivo do sarau foi sensibilizar a população para a problemática do cancro da mama e para importância da sua prevenção. Cerca de 500 pessoas responderam à chamada do Movimento Vencer e Viver e acompanharam atentamente todo o sarau. O apresentador do evento foi Jorge Esteves, coordenador da RTP na cidade da Guarda.
O pianista André Medeiros, aluno da Escola de Teatro da Beira Interior, abriu o sarau tocando três músicas. Seguiram-se a Escola Oficina dos Sons, coordenada por Hugo Santos; o Grupo de Cavaquinhos da Academia Sénior da Covilhã; o Grupo de Cantares da Escola Secundária do Fundão; o Grupo de Dança em Movimento do Girrodrigo e o Grupo de Dança Fátima Saraiva, que fizeram a sua actuação na primeira parte.
A segunda parte do espetáculo foi aberta com o Grupo de Bombos Bomb’art da APPACDM da Covilhã; seguindo-se os fados com Daniela Runa, Isabel Bicho e Hélder Machado, todos acompanhados pelos guitarristas Hélder Machado júnior (guitarra portuguesa) e Luís Aparício (guitarra) e Mauro Cruz, um jovem cantor de Gouveia. As tunas da UBI, Já B’ubi & Tokuskopus (tuna masculina) e as Moçoilas (tuna feminina), encerraram o sarau.
“Quero agradecer a todos pela participação” disse Natália Amaral, secretária do Núcleo do Centro da LPCC, antes de entregar uma lembrança aos artistas participantes na iniciativa e ao grupo de voluntários do MVV.
O movimento presta apoio às mulheres desde o momento que seja diagnosticado um cancro da mama, estando presente no Hospital Pêro da Covilhã às quartas-feiras, das 10 às 12.30 horas e das 14 às 17 horas. As voluntárias do MVV, extensão da Covilhã, efectuam também visita hospitalar no serviço de internamento de ginecologia do mesmo Hospital, visando o apoio emocional à mulher com cancro da mama durante o internamento, antes e após a cirurgia.