Os prémios Santander são agora distribuídos em todas as faculdades da UBI. Uma aposta na investigação protagonizada pela equipa reitoral de João Queiroz. Depois de um júri externo apreciar o currículo dos vários candidatos, o Urbi anuncia os vencedores.
O Prémio Mérito Científico UBI – Faculdade de Artes e Letras /Santander Universidades, na área de Comunicação e Artes, edição 2010, foi atribuído a José Maria da Silva Rosa. Uma decisão tomada pelo júri e fundamentada “no trabalho de grande mérito científico, da sua obra como pensador que tem no pensamento da tradição cristã, em geral, e nas obras de Santo Agostinho, em particular, a sua mais decisiva referência, assim como a sua principal fonte de inspiração. Na sua obra sobressai, além disso, uma inegável dimensão humanista, declinada numa profusão de temas da cultura portuguesa e lusófona, que tem estudado em profundidade, sendo o seu mais significativo projecto académico a criação, em 2008, da LusoSofia, Biblioteca on-line de Filosofia, um importante repositório de textos da cultura e do pensamento em português, que conta já com um conjunto de textos significativos”.
Quanto ao Prémio Mérito Científico UBI – Faculdade de Ciências /Santander Universidades, na área da Matemática, edição 2010, este foi atribuído em ex-aequo a
Helena Maria Simões Ferreira e Rui Miguel Martins Pacheco. No caso da professora e investigadora Helena Ferreira, o júri baseou-se sobretudo no trabalho desenvolvido “no triénio em apreço para o concurso, tempo em que publicou trabalhos inovadores na modelação de dependência extremal estocástica, confirmando a consistência e a maturidade da sua actividade científica. A criação e estudo de novos conceitos – o índice de cruzamentos ascendentes de níveis elevados, nas suas versões univariada e multivariada, e o coeficiente de dependência na cauda entre cruzamentos ascendentes – abriram novas abordagens ao estudo de agrupamento de valores elevados de sucessões temporais e da dependência entre acontecimentos raros, essenciais nas abordagens ao risco dos mercados e no estudos dos extremos espaciais, e resolveram questões inabordáveis com os tradicionais índice extremal e índice de cauda superior”. Já Rui Pacheco, o júri analisou “a investigação científica muito relevante em início de carreira extremamente promissora no domínio da Geometria Diferencial mais especificamente no relacionamento do estudo das aplicações harmónicas definidas numa superfície de Riemann e com valores num grupo de Lie (ou num espaço simétrico desse grupo) com o da geometria dum grupo de Lie de dimensão infinita (grupo de lacetes)”.
José Ignácio Verde Lusquiños foi o galardoado com o Prémio Mérito Científico UBI – Faculdade de Ciências da Saúde /Santander Universidades, na área de Ciências da Saúde, edição 2010. Um prémio atribuído “pela relevante actividade científica na área da fisiologia cardiovascular particularmente no estudo da regulação da contractilidade da artéria umbilical humana com o objectivo de identificar possíveis alvos terapêuticos no controlo de patologias da grávida como a hipertensão e a pré-eclampsia”.
Tiago Miguel Guterres Neves Sequeira foi o vencedor do Prémio Mérito Científico UBI – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas /Santander Universidades, na área de Economia e Gestão, edição 2010. O júri baseou-se na “relevante actividade científica no domínio da teoria do crescimento endógeno e economia aplicada (essencialmente ligada ao capital humano), mais especificamente pelo contributo para um melhor conhecimento do fenómeno do crescimento económico, quer em termos teóricos, quer em termos empíricos”, para a atribuição deste galardão.
O Prémio Mérito Científico UBI – Faculdade de Engenharia /Santander Universidades, na área de Ciências e Tecnologia Têxteis, edição 2010, foi para Isabel Cristina Aguiar de Sousa e Silva Gouveia. Um prémio dado “pela relevante investigação na sub-área do conhecimento de Ciência e Tecnologia Têxteis: Biotecnologia Têxtil no domínio da aplicação de enzimas na concepção de novos processos para benefício da indústria têxtil e afins, na funcionalização de materiais ou o desenvolvimento de biomateriais constituídos à base de fibras e/ou polímeros têxteis mais especificamente para aplicação em artigos de higiene, produtos farmacêuticos e material de consumo hospitalar”.