No seguimento da candidatura da Universidade da Beira Interior à realização de provas da FADU, a Covilhã vai ser palco, já este mês, do primeiro torneio de Futsal Feminino. Uma prova que irá envolver equipas de universidades e institutos politécnicos de todo o País e terá lugar nos dias 18 e 19 de Novembro.
Para além desta, a academia vai realizar a primeira prova de Voleibol Masculino e Feminino, nos dias 6 e 7 de Dezembro e, “a cereja em cima do bolo”, como classifica João Leitão, administrador dos Serviços de Acção Social (SASUBI), a IV Jornada Concentrada de Futsal Masculino. Um torneio que decorre a 15 e 16 de Março de 2011 e vai trazer à Covilhã centenas de atletas universitários de todas as instituições.
João Queiroz, reitor da instituição, considera que estas actividades “vão contribuir para dar à cidade e à região a visibilidade merecida”. Para além desta mostra de capacidade instalada na UBI, esta é também uma forma de “incentivar os alunos a praticar mais desporto”, uma das áreas de aposta dos SASUBI. Queiroz lembra que tem vindo a ser desenvolvida, com os Serviços de Acção Social, “uma estratégia diversificada em termos de desporto universitário e tem existido a preocupação em dialogar e combinar acções com a AAUBI e isso vai dando os seus frutos”.
Os resultados de uma candidatura mais vasta foram conhecidos na passada semana. A FADU vai agora trazer até à academia algumas das provas desportivas do seu calendário. Depois de um acordo com a AAUBI, os Serviços de Acção Social passaram a promover actividades desportivas que anteriormente eram geridas pela “Casa Azul”. Da primeira candidatura, um saldo bastante positivo, com a atribuição de três provas na academia.
João Leitão, administrador dos SASUBI, explica que aqueles serviços prepararam “uma candidatura ampla”. Para além das provas agora agendadas para a Covilhã, o também administrador da UBI, mantém a esperança na Covilhã como local de realização de mais eventos desportivos.
A política de apoio social e de fomento de práticas desportivas na universidade ganhou, na passada semana, mais um apoio. A UBI e a ADE firmaram um protocolo de colaboração institucional que vai permitir aos alunos e colaboradores da instituição universitária, integrar as actividades da ADE. Na assinatura do documento, João Queiroz lembrou que “esta interligação é benéfica para todos”. O responsável máximo da academia refere também que, “o importante é dar oportunidade a jovens universitários para que participem e pratiquem actividades desportivas em parceria com colectividades da cidade e da região”. Para os próximos tempos, “devem surgir mais novidades”, diz Queiroz, que garante a intenção de continuar a apostar no desporto.
Vitor Rebordão, presidente da direcção da ADE, foi também um dos que sublinhou a importância desta ligação. A Associação Desportiva da Estação passa agora a contar com algumas das valências da academia para a realização das suas actividades. A isto junta-se também “uma ligação mais estreita entre a nossa colectividade e uma das principais instituições da região”, refere o presidente da direcção.