Depois de uma época conturbada onde a sorte nem sempre parece ter acompanhado o piloto da Guarda, David Saraiva conseguiu alcançar os seus objectivos iniciais. No passado fim-de-semana, a prova disputada em Montmeló deu como terminada a Supercopa Seat León deste ano.
Considerado um dos mais competitivos troféus automobilísticos internacionais, este campeonato juntou pilotos de várias nacionalidades. David Saraiva conseguiu, este ano, melhorar a sua posição na classificação geral, face à edição anterior, ao mesmo tempo que ganhou cinco pontos relativamente a 2009.
No fim-de-semana disputado no circuito espanhol de Montmeló, David Saraiva não conheceu grandes sobressaltos. Na primeira corrida “fiz um bom arranque, e consegui recuperar três posições, mas devido aos toques da primeira curva, o carro ficou desalinhado, o que me fez ficar sem argumentos para atacar as posições da frente. Consegui, mesmo assim, controlar sempre os adversários que vinham atrás, acabando na oitava posição”, explica o piloto, no comunicado enviado à imprensa.
Na segunda manda, Saraiva teve que gerir a sua prestação já que o carro se mantinha desalinhado. No arranque manteve a posição e no decorrer das sete voltas conseguiu subir mais um posto, acabando a prova sétima posição. No final da corrida, chegou a informação que um piloto da frente tinha feito uma falsa partida e, por isso, sofreu uma penalização. Este acontecimento beneficiou a equipa de David Saraiva que subiu mais um posto, na classificação, ficando, deste modo, em sexto lugar.
Uma vez que, na última corrida, as posições na grelha de partida se invertem, David partiu para a terceira e última das provas que compunham a jornada, do primeiro lugar da grelha.
O arranque não foi o melhor devido à muita água na pista. O piloto beirão perdeu algumas posições mas, ao longo da prova, Saraiva conseguiu recuperar e subiu para a terceira posição onde rolou uma grande parte da corrida. No entanto, assim que parou de chover, a pista secou rapidamente prejudicando o piloto do Seat que apostou numa afinação do carro para piso molhado. O jovem guardense não conseguiu “segurar” os dois adversários que o seguiam, e que tinham um setup para piso seco, acabando a corrida no quinto lugar final.
Feitas as contas, no final do campeonato, David Saraiva conseguiu melhorar os seus resultados relativamente a 2009 e terminou a época de 2010 em nono lugar da geral com 51 pontos (em 2009 foi décimo com 46 pontos). No final David Saraiva sublinhou “a melhoria relativamente ao ano anterior o que, só por si, já é significativo”. O desafio para o próximo ano, a fazer fé nas palavras do piloto e equipa técnica, passa por conseguir um lugar nos cinco primeiros classificados.