O Hospital Pêro da Covilhã será o principal palco de mais um congresso médico da região. Uma iniciativa promovida pelo CHCB que visa reunir a classe médica em torno da discussão e análise de várias áreas da saúde.
Esta é a quinta edição da reunião científica que tem lugar na cidade serrana. Entre 5 e 6 de Novembro são muitos os clínicos que se deslocam à Covilhã para participar neste evento. Uma iniciativa que a organização descreve como “transversal a muitas das especialidades e valências presentes no CHCB, que terá como cenário o Auditório do Hospital Pêro da Covilhã e cuja organização tem estado desde o primeiro minuto, a cargo do Departamento de Medicina deste hospital”.
Em contiguidade e inseridas nesta iniciativa, realizar-se-ão também as IX Jornadas de Gastrenterologia, as VI Jornadas de Cardiologia e o III Fórum da Comissão de Controlo de Infecção. Para os membros da comissão organizadora, este tipo de jornadas afiguram-se como “um instrumento de trabalho vital para a formação e informação dos profissionais de saúde; para a reciclagem e actualização do conhecimento médico; para a troca e interpelação de experiências, argumentos e posições, ou seja, para o avanço da Medicina dado que os tempos mudam e o conhecimento evolui”.
Artrite Reumatóide, dor em Neurologia, Infecção VIH, Cirrose Hepática, Continuum Cardiovascular, Cuidados de Estimulação da Vida “ A outra face do Iceberg”, Segurança do Medicamento, Nutrição e Gravidez: antes, durante e depois, Pulmão e Ambiente, Infecção Associada a Dispositivos Médicos e a Polivalência da Medicina Interna são as principais áreas de trabalho desta jornada. Um congresso que tem por missão “reunir profissionais de saúde e estudantes de medicina e enfermagem, para reflectir e debater temas da maior relevância médico-científica”.
Durante os dois dias de trabalho existem ainda sessões de apresentação de casos clínicos, comunicações e posters, bem como com a realização das conferências intituladas, “Passado, Presente e Futuro na Medicina Interna” e “Novas Opções no Tratamento da Diabetes Tipo II”.
O Congresso Médico do CHCB tem ainda o patrocínio científico da Ordem dos Médicos, do Núcleo de Gastrenterologia dos Hospitais Distritais, da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva e da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.