O encerramento das comemorações dos 140 anos da elevação da Covilhã a cidade é feito com um concerto musical. No próximo domingo, 31 de Outubro, o Teatro Cine da Covilhã serve de palco ao evento promovido pela banda da cidade. Um momento cultural que terá lugar a partir das 16 horas e cujo ingresso custará cinco euros.
Para José Eduardo Cavaco, presidente da banda, este será “um momento alto, de comemorações, de música, de vida e ao mesmo tempo de cerimónia, onde serão entregues os cinco prémios às cinco belezas naturais do concelho”. Segundo os promotores do evento, este concerto contará com a participação da Banda Sinfónica da Covilhã e também com a participação especial do tenor Carlos Cardoso. A este momento associam-se também diversos coros, como o Coro do Orfeão da Covilhã, Coro da Universidade da Beira Interior e Coro do Orfeão da Liga dos Amigos do Tortosendo.
Cavaco explica ainda que “abertura festiva deste evento começa com música de Dimitri Shostakovitch; variações da Cármen de Bizet para Clarinete Solo; Candide Overture de Leonard Bernstein; passando por Tosca de G. Puccini; Coro dos Escravos do Nabuco de G. Verdi e Pomp and Circunstance de E. Elgar”.
A Banda Sinfónica da Covilhã foi criada no dia 1 de Dezembro de 2006 e é o resultado de um projecto da Associação Musical Recreativa Musical Covilhanense que funciona por estágios, visando no futuro a criação de um Banda semi-profissional na Beira Interior. O presidente da banda explica que “este é um projecto, ao qual não podemos ficar indiferentes e que brevemente terá novos desenvolvimentos, porque urge dar uma resposta ao elevado nível de instrumentistas que o nosso País tem vindo a formar nos últimos tempos”, diz José Eduardo Cavaco.