A UBI, em parceria com o Exército Português, promove amanhã, dia 21 de Outubro, as jornadas “Liderança organizacional: uma visão académica e militar”. Um evento inserido nas comemorações do Dia do Exército que tem lugar no anfiteatro 7.21, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
Com esta iniciativa pretende-se promover um espaço de debate aberto a alunos, professores, investigadores e profissionais que geram valor nas organizações, a partir de uma abordagem multidisciplinar e transversal, que abrange áreas como a estratégia, a psicologia, a sociologia, a gestão dos recursos humanos e as relações internacionais.
A sessão de abertura está prevista para as 10 horas e estará a cargo de João Queiroz, reitor da UBI. Também presente nesta cerimónia vai estar Fernando Paiva Monteiro, General Comandante da Academia Militar. Para as 10.15 horas, um painel sobre os “Aspectos estratégicos da liderança nas organizações”, moderado por Manuela Sarmento Coelho. Um evento que conta com as intervenções de António João Santos Nunes, sobre “Liderança contingencial” e Mendes Dias, que falará sobre “A visão do comandante no planeamento estratégico - TCOR ART”.
O segundo painel terá início às 11.45 horas e intitula-se “Das competências ao desempenho”. Pedro Guedes de Carvalho modera a sessão. “Conhecimento tácito em contexto militar: das competências aos resultados - TCOR ART” é o nome da palestra que será apresentada por Palma Rosinha, seguindo-se “Perspectivas e pressupostos da liderança na gestão das pessoas e do conhecimento”, apresentada por Samuel José Fonseca Monteiro.
Para as 14 horas está pensado o recomeço dos trabalhos com um painel sobre “Cenários internacionais: preparação e implementação”, moderado por Carlos Dias Rouco. Um momento onde serão apresentadas as comunicações: “A União Europeia enquanto actor de democratização nos Balcãs ocidentais”, por Teresa Maria Resende Cierco Gomes e “Experiência militar portuguesa no Afeganistão e Paquistão: aproximação cultural”, por Lemos Pires.