Os excessos, sobretudo de bebidas alcoólicas, parecem estar já implícitos na Recepção ao Caloiro. Durante uma semana, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) promove um conjunto de actividades de lazer, sobretudo teatros e concertos. Assinalar a presença de novos estudantes na academia é um dos principais motivos de reunião de todos os estudantes de demais comunidade no âmbito deste evento.
Este ano, para tentar contornar a situação, decorrem diversas acções que têm como finalidade, alertar os alunos para os perigos do excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. O Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior (MedUBI) vai dinamizar durante quatro noites da festa, o projecto “Antes de te Queimes”. Segundo os alunos associados à organização desta iniciativa, a mesma tem como meta “promover a diversão sem risco e prevenir os danos associados ao consumo excessivo de álcool durante as festas académicas”.
As intervenções são levadas a cabo por estudantes de medicina, com o apoio de profissionais de saúde voluntários. “A estratégia utilizada é de educação pelos pares, na qual jovens se envolvem na promoção da saúde de outros jovens, que anteriormente já tem dado mostras de bons resultados”, acrescentam. Já no ano passado, e durante a Semana Académica, o MedUBI promoveu uma actividade semelhante, com resultados “muito positivos”. Iniciativa que contou com a colaboração do Atelier de Expressividade da Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (AEESEnfC), que tem implementado o projecto “Antes que te Queimes” nas Semanas Académicas da “cidade dos estudantes”.
Os responsáveis pelo MedUBI explicam que todos os voluntários recebem 15 horas intensivas de formação estruturada. No recinto da festa, onde decorrem as intervenções, “proporciona-se um diálogo de esclarecimento personalizado, avalia-se a alcoolemia, o risco associado de acidentes rodoviários e presta-se assistência aos estudantes em intoxicação aguda alcoólica. Também se efectuam actividades de prevenção do consumo de substâncias psico-activas e promoção de uma sexualidade responsável através do aconselhamento e distribuição de preservativos femininos e masculinos”, referem.
No mesmo sentido vai também a intervenção da própria Associação Académica da Universidade da Beira Interior. A AAUBI conta distribuir vários milhares de alcoolímetros. Aparelhos cedidos pelo Governo Civil de Castelo Branco e que vão ser cedidos às pessoas que se deslocam ao pavilhão da ANIL. Rui Garcia, presidente da comissão de gestão da AAUBI, explica que estes aparelhos “funcionam de forma bastante simples e o resultado da sua utilização permite saber se a pessoa está ou não em condições de conduzir”. Estes aparelhos descartáveis, apresentam o resultado do teste através de cores. Caso a taxa de álcool seja não exceda o permitido por lei, o aparelho indicará uma cor, “caso a pessoa tenha já ultrapassado o máximo de álcool no sangue, permitido por lei, para conduzir, o aparelho irá indicar isso mesmo através de uma outra cor”, acrescenta Garcia.
Iniciativas com as quais os estudantes e responsáveis académicos pretendem mostrar que “é possível compatibilizar a realização deste tipo de eventos e o consumo de bebidas alcoólicas, desde que esse consumo seja feito com a devida moderação”, apontam os membros da AAUBI.