As sonoridades alternativas são já a imagem de marca deste grupo de música composto por quatro franceses de Carcassonne, Toulose. Jazz, World, Folk, Rock, foram alguns dos géneros escutados na Moagem do Fundão, no passado sábado. Notas que dão corpo aos três álbuns já editados por L’Hérbe Folle e que têm já na calha o lançamento de um duplo álbum, CD e DVD, com data de apresentação marcada para Março de 2011.
O francês dominou as apresentações deste grupo que animou a sala com alguns temas interpretados também em português, em brasileiro e em crioulo. Estas “ervas daninhas” estiveram em palco por mais de duas horas e abriram, nesta zona do País, o festival “Outonalidades 2010”. São já 14 edições que criam um circuito português de música ao vivo, ligando diversas salas de espectáculos de Norte a Sul do País, com eventos musicais.
Este ano, o evento promovido pela Associação Cultural D’Orfeu, tem 70 concertos agendados na lista de eventos. Ao todo, são 25 grupos musicais que vão passar por palcos de teatros e outras instituições culturais, apresentado diversos géneros de arte. Esta 14ª edição volta a unir Portugal e a Galiza “através de uma alargada rede de espaços que abrem portas à música que se faz, em cada caso, além do Minho”.
Ao longo de 13 fins-de-semana, o programa apresenta 70 concertos de 25 grupos em 22 espaços de música ao vivo. Na região, o “Outonalidades” chegou no passado sábado, ao Fundão. Destes 25 grupos musicais, 19 são portugueses, cinco são galegos e um francês, precisamente o que esteve na cidade beirã. Dos 22 espaços que vão contar com interpretações musicais ao vivo, 15 localizam-se em território nacional e sete na Galiza. De entre os 11 distritos portugueses, que recebem eventos promovidos pelo Outonalidades, fazem parte Guarda e Castelo Branco, com os concertos a terem lugar na Casa da Cultura de Famalicão da Serra, no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda e no Moagem Lounge, na Moagem do Fundão. Jazz, rock, fado, ska e blues fazem parte de um pacote musical onde estão também inseridas as sonoridades experimentais e as músicas do mundo. A agenda cultural deste evento pode ser consultada na página oficial da Associação D’Orfeu.