Exercícios de ginástica e manutenção foram algumas das actividades da segunda edição do Master Class de Fitness que o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior (MedUBI) promoveu na passada quarta-feira. O evento reuniu cerca de 160 participantes e procurou alertar para os cuidados básicos na prevenção de problemas cardíacos.
A actividade decorreu no anfiteatro exterior da Faculdade de Ciências da Saúde e segundo Romeu Mendes, um dos representantes do Departamento Desportivo do MedUBI, teve como objectivo “levar a comunidade citadina da Covilhã, sobretudo jovens estudantes, a praticar algum tipo de desporto, promovendo deste modo a actividade física de forma estruturada, repetitiva e orientada”.
Integrado nas comemorações do Dia Mundial do Coração, o evento procurou ainda alertar para os riscos do sedentarismo e para a importância que a actividade física tem na “saúde mental e social, na capacidade funcional e no bem-estar de cada individuo”, acrescentou Romeu Mendes.
Ao mesmo tempo que decorriam as actividades físicas, os alunos do MedUBI realizaram rastreios à Hipertensão, Diabetes e Excesso de Peso. Fátima Cordeiro, coordenadora do Departamento de Saúde Pública do MedUBI, salientou a importância dos rastreios na prevenção de problemas cardiovasculares e mostrou-se satisfeita “com os valores obtidos, apesar dos poucos voluntários que se submeteram ao rastreamento”.
Desde o Body Combat, passando pelos Ritmos Latinos até ao Tai Chi, foram muitas as modalidades que os participantes no evento tiveram a oportunidade de experimentar. Cristina Henriques, aluna de Medicina na UBI, mostrou-se muito satisfeita com o evento prometeu voltar na próxima edição.
No final do evento, Romeu Mendes referiu que as expectativas foram superadas e que um dos objectivos de futuro é “promover ou recomendar, de forma anual ou bienal, este tipo de actividades”. O MedUBI promete voltar com mais actividades já em Maio, nas comemorações do mês do coração.