Até ao próximo dia 12 de Outubro, a loja da Juventude na Covilhã tem patente uma exposição de pintura em aguarela. As obras são da pintora covilhanense Rosalina Cruz que, para além da exposição, monitorizou, na passada terça-feira, dia 28 de Setembro, um workshop sobre esta técnica.
A actividade contou com onze alunos e teve como principal objectivo ensinar as técnicas de pintura em aguarela. “Com esta iniciativa, organizada pela Câmara, pretendo mostrar a arte e auxiliar quem quer aprender. O principal é ter gosto e querer descobrir coisas novas” explica Rosalina Cruz.
O workshop foi bem recebido pelos participantes que se mostraram muito interessados em iniciativas deste género. Manuela Antunes, de 49 anos, revelou o gosto pela actividade e confessou que esta “é uma maneira de contactar com pessoas diferentes e aprender mais alguma coisa”.
Já José Manuel, habituado a pintar a óleo, mostrou-se satisfeito por poder aprender uma nova técnica. O aluno considera ainda que “este tipo de iniciativa é fundamental, porque é uma das principais ajudas para passar o tempo e para desenvolver a cultura”. Ajudar a passar o tempo é também o que procura Amália. A aluna de 63 anos frequenta vários workshops como forma de se distrair do actual momento que atravessa. “Como estou desempregada é uma forma de ocupar o tempo. Em casa é que não fazia nada, aqui sempre dá para descontrair”, revela.
Actualmente no Departamento de Educação, Cultura e Desporto, Rosalina Cruz já participou em diversas exposições colectivas. A pintora covilhanense está também ligada ao Espaço das Idades, onde ensina aos mais idosos a arte de pintar. A artista do concelho da Covilhã participa ainda na exposição “140 anos 140 obras”, inserida nas comemorações do 140º aniversário da elevação da Covilhã a cidade.
No próximo dia 12 de Outubro, terça-feira, decorre a segunda edição do workshop monitorizado por Rosalina Cruz, que vai permitir complementar e aperfeiçoar as técnicas de pintura em aguarela.