No próximo dia 11, a Universidade da Beira Interior atribui mais um doutoramento Honoris Causa. Depois de no passado dia 30 de Abril, o ex-primeiro ministro socialista, António Guterres, ter sido agraciado com esta distinção académica, a academia covilhanense volta a distinguir um outro antigo chefe do Governo português.
Francisco José Pereira Pinto Balsemão, um dos fundadores do Partido Social Democrata, ex Primeiro-Ministro e empresário da comunicação vai agora ser agraciado com o mais alto título académico.
Uma cerimónia que irá começar cerca das 15 horas, e que decorrerá no anfiteatro das Sessões Solenes. O evento marca também a abertura oficial do ano lectivo, na academia covilhanense. Do programa oficial, agora divulgado, consta a Recepção dos Convidados, a partir das 14.30 horas, um quarto de hora depois, a organização do Cortejo Académico, que sai da Capela de São Martinho, até ao anfiteatro. Para as 15 horas está então agendada a Sessão Solene.
A intervenção de João Queiroz, Reitor da UBI, abre o evento, seguindo-se a intervenção de Carlos Salema, presidente do Conselho Geral e a intervenção do representante da Associação Académica. José Manuel Lage Campelo Calheiros, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Saúde, fará Oração de Sapiência, subordinada ao tema “Mais Saúde nas nossas Políticas”.
Tempo depois para a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa a Francisco José Pereira Pinto Balsemão. Uma cerimónia que tem início na intervenção do professor catedrático da Faculdade de Artes e Letras, António Fidalgo, que apadrinha o novo doutor. São depois colocadas as insígnias académicas e segue-se o discurso do novo doutor. Para as 17.30 horas está prevista a saída do cortejo académico e a apresentação de cumprimentos ao doutor Honoris Causa.
Às 21 horas, a Universidade da Beira Interior oferece um concerto protagonizado pelo violoncelista covilhanense Bruno Borralhinho. O músico, actualmente membro da prestigiada Orquestra Filarmónica de Dresden, dirigida pelo maestro Raphael Frühbeck de Burgos, e membro fundador e director artístico do Ensemble Mediterrain vem à cua cidade natal interpretar duas suites para violoncelo de Bach e uma sonata de György Ligeti.
No que respeita à Suite para Violoncelo Solo nº1 em Sol Maior, de Johann Sebastian Bach, Borralhinho apresentará “Prelude”, “Allemande”, “Courante”, “Sarabande”, “Menuett I & II” e “Gigue”. Do mesmo compositor apresentará a Suite para Violoncelo Solo nº3 em Dó Maior, com “Prelude”, “Allemande”, “Courante”, “Sarabande”, “Bourree I & II” e “Gigue”. Da Sonata para Violoncelo solo, de György Ligeti, Borralhinho interpreta “Dialogo” e “Carpiccio”.