Desde os alunos a funcionários, todos os colaboradores da UBI podem agora integrar as actividades desportivas do Sporting da Covilhã. Até porque, o maior clube da cidade vai ter a sua equipa de Futsal e realizar jogos oficiais e treinos nos pavilhões desportivos da academia.
Um protocolo de colaboração, assinado na passada semana entre as duas entidades, vem servir de base a um conjunto de actividades que vão ser desenvolvidas nos próximos tempos. Para já, uma das mais visíveis contrapartidas que o Sporting irá dar à UBI é a colocação da imagem institucional da universidade nas camisolas da equipa de Futsal. Para além desta publicidade, o clube serrano vai ainda abrir vagas para alunos e funcionários da academia nas suas actividades desportivas.
João Queiroz, reitor da instituição de ensino superior confessa que “o desporto e a participação dos nossos alunos no desporto é uma das preocupações que temos tido, quer na reitoria, quer nos Serviços de Acção Social. Tudo o que permitir os nossos alunos e outros colaboradores participar em actividades desportivas é de interesse para nós”. O responsável máximo da UBI lembra que a academia está aberta a todas as entidades que se queiram associar às suas iniciativas. O Covilhã, há já algum tempo que estava ligado à universidade “sobretudo pelos muitos alunos e recém-licenciados que trabalham com as nossas camadas mais jovens”, explica José Mendes, presidente daquela colectividade. Esse é, aliás, um dos aspectos mais referidos pelo representante do clube leonino. A presença de jovens estudantes da academia, no clube serrano “é uma mais valia importante”.
Os pavilhões da academia passam agora a ser utilizados pelos “leões da serra”, através a sua secção de Futsal. José Mendes refere que “este protocolo apresenta vários benefícios, que começam pela possibilidade de usufruir de um pavilhão onde se possa treinar a equipa de Futsal”. O presidente dos serranos lembra também que “embora não estando escrito em termos protocolares, é sempre bom salientar que temos alguns jovens estudantes na UBI que são já nossos técnicos nas escolas”. Para os responsáveis do maior clube do concelho da Covilhã, “este é um salto qualitativo na secção de Futsal”.
Também João Queiroz partilha desta ideia. O reitor da UBI fala do Covilhã como “uma instituição de importância relevante à qual nos dá muito gosto associar” e lembra que, com esta parceria “temos outras possibilidades para os nossos alunos e colaboradores, nomeadamente no facto de estes se poderem associar a práticas desportivas que o Sporting da Covilhã dinamiza”. Já nesse sentido “foi feita uma campanha de divulgação e captação junto dos novos alunos da UBI, por exemplo, e que dá a entender as potencialidades que agora se abrem com esta ligação ao maior clube da cidade”, reitera Queiroz.