“Letras e Cores, Ideias e Autores da República” é o nome da exposição que pode ser vista, a partir de dia 4 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco.
Um evento promovido por esta estrutura camarária, com o apoio da Direcção Regional do Livro e da Bibliotecas (DGLB), e da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.
Os responsáveis pela biblioteca esperam, com este conjunto de trabalhos, “demonstrar de que forma literatura e arte, passado e presente, se podem cruzar de forma coerente e harmoniosa, dando corpo a um percurso fulcral da história portuguesa contemporânea: o triunfo da ideia republicana de cidadania, a instrução do regime, a participação de Portugal na 1ª Grande Guerra e a vida política, social, cultura e artística deste período”.
Esta exposição tem por base textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX. Nesse sentido, a DGLB convidou dez ilustradores; João Vaz de Carvalho, Afonso Cruz, Bernardo Carvalho, Marta Torrão, Teresa Lima, Rachel Caiano, Jorge Miguel, Carla Nazareth, Gémeo Luís, Alex Gozblau; a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas. O resultado da criação desses artistas pode também ser apreciado nesta iniciativa. Uma mostra que estará patente até dia 29 de Outubro, de segunda a sexta, das 10 às 18.30 horas.