As expectativas de David Saraiva estão comprometidas. Na última prova, em Navarra, Saraiva arrancou das posições intermédias e logo no início das três mangas sofreu vários toques.
No arranque para a primeira de três etapas que compunham a prova espanhola, o piloto da Guarda saiu da décima posição da grelha. Com o intuito de subir alguns lugares, Saraiva levou o seu Seat Leon para o meio de um pequeno pelotão que se formou no início da corrida. Um incidente que acabaria por marcar a restante prestação do piloto. “Como já me tenho vindo a aperceber, estas posições são algo arriscadas, porque muitos pilotos que costumam andar no meio do pelotão são muito agressivos e parecem não ter noção das consequências dos toques”, explica Saraiva. Com o carro desalinhado, a primeira etapa foi concluída na 13ª posição. Um lugar que não trouxe sorte ao beirão.
Na segunda manga, e depois de um período de recuperação de lugares, Saraiva viu os seus esforços caírem por terra, com mais um toque de um adversário. Desta vez, as consequências foram bem maiores e o piloto da Guarda teve de abandonar a prova. “Um toque que provocou a quebra do triângulo de suspensão esquerdo, o que me deixou sem qualquer hipótese de continuar em prova”.
A equipa técnica que apoia Saraiva acabou por recuperar o Seat e o piloto da Guarda arrancou para a terceira e última manga, na 24ª posição. Durante a corrida, manteve uma recuperação assinalável, chegando à 14ª posição da geral. Contudo, a prova de Navarra haveria de ficar marcada pelos toques, e Saraiva sofre mais uma vez, um choque com um dos adversários. Da colisão entre as viaturas, uma jante partida para o português, que tem de abandonar.
O resultado da prova espanhola acaba por condicionar algumas das aspirações iniciais de David Saraiva. Até agora, o piloto da Guarda tem estado entre os dez primeiros da classificação geral, mas com estes abandonos forçados, a posição geral irá sofrer alterações. O campeonato prossegue, a 16 e 17 de Outubro no circuito de Jerez de la Frontera.