De uma velha lata de refrigerantes muita coisa de pode fazer, até artesanato. Para mostrar que isso é mesmo possível, Marta Ferreira está a organizar uma Feira de Artesanato Urbano.
A primeira iniciativa deste género a ter lugar na Covilhã, está marcada para o próximo fim-de-semana. O Parque da Goldra foi o local escolhido por Marta Ferreira e pela autarquia serrana, para albergar os cerca de 20 stands que são esperados para este evento. Segundo a responsável, a feira, que decorrerá junto à Estátua do Cantador, vai contar com espaços de mostra de bijutaria, de artigos de decoração, pinturas, entre outros.
Marta Ferreira explica que as principais diferenças que existe entre o artesanato urbano e o dito tradicional, passam essencialmente “por uma actualização do design de peças e objectos e por novas utilizações de materiais já conhecidos”. Mostrar e comercializar essa diversidade de objectos está também na base desta ideia. O artesanato urbano que agora passa também pela Covilhã “é já tema de diversas feiras e certames por vários pontos do País”. A organizadora destaca a participação de alguns artistas que têm as suas bases de trabalho em caricas, em cortiça, mas também, na pintura de barro e na decoração de diversos objectos através da técnica da “decoupage”.
Outro dos pontos em destaque nesta feira de artesanato é também o da presença de diversos artesãos da região. A organização espera, desta forma, criar um espaço de promoção do trabalho feito nesta zona de Portugal e também expor “peças únicas e originais, criadas com a arte e imaginação do artesanato actual proveniente das grandes cidades”.