Paulo Domingues voltou a brilhar na cidade da Guarda. O atleta de Sesimbra pedalou mais forte pelas ruas do centro histórico da Guarda e acabou por vencer mais uma etapa da Taça de Portugal Downhill Urbano Vodafone.
Na terceira vez que a Guarda é cenário deste desafio, a muita afluência de atletas e público foram as principais marcas do fim-de-semana de BTT. Na tabela classificativa não houve lugar para mudanças com Paulo Domingues a assinar, pela quarta vez consecutiva, a vitória na etapa. Tudo indica que Domingues revalide o título de campeão nacional da modalidade. Das quatro provas realizadas até agora, o ciclista de Sesimbra tem conquistado o primeiro ligar sem grande luta.
A competição organizada pela Downstream, de parceria com o Clube Escape Livre, e que teve o apoio da Câmara Municipal da Guarda e da Agência para a Promoção da Guarda, foi disputada sob favoráveis condições atmosféricas, contribuindo para o espectáculo que se viveu no centro histórico daquela cidade.
Ao terminar a primeira descida com uma vantagem de 3,2 segundos sobre o algarvio Rui Cabrita, Paulo Domingues deixou bem claro que a vitória dificilmente lhe escaparia. “Sabia que a pista tinha muito pedal, mas como me sentia muito bem fisicamente, isso até talvez me tenha favorecido. Fiz uma primeira descida muito rápida, distanciando-me claramente da concorrência, o que me permitiu ter menos pressão na segunda tentativa, em que acabei por ser ainda mais rápido. Sinto neste momento que a vitória na taça está à distância de um pequeno passo”, explicou o vencedor de mais uma etapa. A gozar de um conjunto significativo de prestações, Paulo Domingues, conhecido no meio como “Amarelo”, venceu, até ao momento, 12 das 14 provas em que participou este ano.
Rui Cabrita foi o segundo melhor, reforçando a sua posição em termos de taça, tendo agora nove pontos de vantagem sobre Alexandre Oliveira que, na Guarda, não foi além do quarto lugar. A taça de Portugal da modalidade termina com uma prova em Porto de Mós, onde Paulo Domingues necessita apenas de terminar em 16º lugar para se sagrar campeão.
João Rodrigues foi o melhor atleta da região ao conseguir o terceiro ligar da geral. O ciclista da Guarda, conseguiu bater grande parte da concorrência nacional, na sua cidade natal. “Vinha com expectativas bastante elevadas, mas era difícil fazer melhor, pelo que este lugar me deixa muito contente”, referiu o piloto que há dois anos tinha ganho a categoria da Promoção.