O principal impulsionador dos cursos de Ciências da Comunicação, Cinema, Design Multimedia, entre outros da UBI, foi convidado para ser o padrinho de Francisco Pinto Balsemão que recebe da academia covilhanense o grau de doutor Honoris Causa. Uma cerimónia que irá decorrer na tarde de 11 de Outubro, data em que se assinala o arranque oficial do ano lectivo 2010/2011. Para além da cerimónia de atribuição do doutoramento Honoris Causa a Pinto Balsemão, a reitoria irá também oferecer à comunidade, um momento cultural. Este ano a UBI atribuiu já um doutoramento Honoris Causa a António Guterres, no passado dia 30 de Abril.
António Fidalgo é doutorado em Filosofia e professor catedrático de Ciências da Comunicação da UBI. O também fundador do jornal online da UBI “Urbi@Orbi” e da Biblioteca Online de Ciências da Comunicação "BOCC", alguns dos projectos dinamizados pelo Laboratório de Comunicação On-line (Labcom), que também preside. Está ligado à área da informação não só em termos académicos, mas também práticos, com a colaboração com diversos títulos regionais e nacionais, nomeadamente através de colunas de opinião.
Na academia covilhanense, Fidalgo desempenhou as funções de director de vários cursos como Ciências da Comunicação, Cinema, Design Multimedia, Português, entre outros, presidindo também à Faculdade de Artes e Letras. Em cargo de eleição na UBI destaque também para o mandato de vice-reitor da academia entre 1995 e 1998.
Com vasto currículo na área a nível nacional e internacional, começou por ser bacharel em Filosofia, na Universidade de Lisboa, depois Magister Artium, na Universität Würzburg, Alemanha, tendo-se doutorado em Filosofia, na Universität Würzburg, também na Alemanha.
No regresso a Portugal começa por ser docente da Universidade Católica Portuguesa. Em 1991 vem para a UBI como professor auxiliar, passando depois a professor associado, em 1995 e tem a sua agregação em Abril de 1999. Entre 1998 e 1999 é Visiting Scholar, da University of Harvard, nos Estados Unidos da América. Em 8 de Maio de 2000 passa a professor catedrático.
Para além desta vertente académica, António Fidalgo é também membro fundador da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e membro da direcção deste organismo, presidiu à Comissão de Avaliação das Bolsas da FCT entre 2004 e 2006 e à Comissão de Avaliação Externa dos Cursos Universitários de Comunicação do CNAVES/FUP, entre 2004 e 2005. Foi também membro da Comissão Estatutária da UBI, em 2008 e actualmente é membro do Conselho Científico da Faculdade de Artes e Letras.
Os responsáveis da UBI escolheram agora “o Humanista, com uma vida académica dedicada às Letras” para apadrinhar o empresário e político português Pinto Balsemão, “personalidade ímpar na sociedade portuguesa que muito contribuiu para a consolidação de uma democracia livre e plural no nosso País e para o desenvolvimento da comunicação social portuguesa”.