Um grupo de jovens finalistas de Cinema planeia um filme. Por entre desenho de cenas, escolha de guião e outros preparativos, aparece o maior dos problemas, o do financiamento. Surge então uma possibilidade de registar o filme com uma câmara de 16 mm, por ser esta a solução mais barata. As peripécias e os contratempos, os sorrisos e as aventuras que surgem ao longo da rodagem deste suposto filme dão vida a um verdadeiro filme.
“1ª Vez 16 mm”, realizado por Rui Goulart estreou nas salas de cinemas há cerca de dois anos. Depois de passar pelo circuito comercial do nosso País, a oitava longa-metragem deste realizador torna-se agora o primeiro filme português a ser exibido comercialmente em solo americano. Por entre o leque de actores que fazem parte desta produção está José Miguel Monteiro. O aluno da UBI veste a pele de “Pedro Formigal, director de fotografia de “Amizades Coloridas”, o título do filme que irá ser rodado e cuja história deu vida a esta produção de Goulart.
É a contracenar com actrizes como Marisa Paredes, uma das figuras presentes em filme de Almodôvar como “A Vida É Bela” e “Tudo Sobre a Minha Mãe”, ou Adelaide João, António Vitorino de Almeida, Ana Afonso, que o aluno da UBI toma partido no filme de Goulart. Esta produção nacional chega agora a terras do “Tio Sam” através da cadeia de cinemas Laemmle Teathers. José Miguel Monteiro contracena ainda com João D´Ávila, Adelaide João, Miguel Borges, Ana Reis, Sofia Fragateiro, Rafael Reis, Victor Mariquito e Nuno Modesto, num trabalho filmado em Lisboa, Sintra, Funchal, Vila Nova de Paiva, Viseu, Braga, Faro, Figueira da Foz e Alentejo (Portugal), em Madrid e Barcelona (Espanha), em Paris e Bordéus, (França) e em Veneza, Itália.
Um trabalho que fala sobre a descoberta do mundo cinematográfico, sobre as muitas barreiras que se levantam quando alguém decide criar uma obra de arte cinematográfica, da necessidade de apoios financeiros e na capacidade de solucionar as contrariedades.
Depois da estreia em Los Angeles, no passado dia 27 de Agosto, o filme vai passar por cidades como Chicago e New York. Segundo a promotora do filme, em Portugal, a Chiado Terrasse, esta longa-metragem tem também já exibição comercial confirmada em França, Bélgica e Espanha. “1ª Vez 16 mm” participou já na 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no 54th Cork Film Festival e no Festival Les Reflets.
Rui Goulart realizou já filmes como “Estranhos Dias”, “Pensão Internacional” e “Sem Destino – Lisboa Los Angeles”. Todas as obras de Goulart, segundo a sua produtora, não recebem apoios do Estado, mas a RTP adquiriu já os direitos de transmissão deste título, em Portugal.