Vão ser 17, os tipos de sopas disponíveis para os visitantes do festival gastronómico do Tortosendo. O mês de Setembro marca a realização da Feira de São Miguel, um dos mais importantes mercados populares da região, mas também, desde há alguns anos, o Festival de Sopas do Tortosendo.
Esta actividade dinamizada pela junta de freguesia local começou por ter lugar na zona central da “vila operária”. Diversos restaurantes e cafés da localidade confeccionam diferentes sopas que são depois vendidas a preços simbólicos entre a população. Um evento que cresceu de tal forma que desde o ano passado é realizado no Parque de São Miguel.
O novo espaço veio conferir novas capacidades ao festival que viu o seu “menu” crescer. Para a edição deste ano, vão estar disponíveis 17, entre as quais, Sopa de Grão – Restaurante Cascalhal; Sopa de Peixe – Café Take Awai D’alma; Sopa à Moda Antiga – Restaurante Boavista; Sopa de Rabo de Boi – Restaurante Zé Carioca; Sopa de Alho Francês – Snack-bar Ponto Final; Sopa Mediterrânea – Graal Petisqueira Bar; Sopa de Feijão – O Alfredo; Sopa da Avó – Centro Convívio e Apoio à 3ª Idade; Sopa do Escuteiro – Agrupamento 580 do Corpo Nacional de Escutas; Canja de Perdiz – Associação de Caça e Pesca de Tortosendo; Sopa de Laranja – Conferência de São Vicente de Paulo; Creme de Feijão Verde – Joaquim Aurélio; Sopa à Mister – Mister Mário; Sopa Selecção Portuguesa – Joaquim Trindade; Creme de Bróculos – Mário Pinto e João Fazenda; Sopa de Peixe – Pires e Pires e também a Sopa Madeirense - Liga dos Amigos do Tortosendo.
O festival que tem lugar no próximo dia 18, a partir das 18 horas vai oferecer ainda animação musical e momentos de convívio. Um evento que se reveste também com uma componente social. Para se degustar as sopas, os interessados têm de adquirir um prato oficial do evento, parte das receitas geradas através da compra deste tipo de “ingresso” rever para uma das instituições sociais da vila.