O Facebook é uma das plataformas de comunicação de maior crescimento no mundo. Esta ferramenta surgiu através de um projecto de jovens informáticos e actualmente está entre as mais criativas ideias de sempre.
A relação entre o Facebook e o projecto “Player” passa precisamente pela aposta nas ideias inovadoras e pela ajuda à sua concretização. O Play and Learn as Young European Entrepreneur é um projecto que está a ser coordenado por Victor Cavaleiro, através do Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior (CIEBI). Segundo o docente da UBI que agora desempenha funções na reitoria da academia covilhanense, “trata-se de um projecto europeu, que engloba diversas universidades e que está aberto a todos os interessados, que tenham boas ideias e projectos sólidos”.
O vice-reitor da UBI que preside ao Comité Científico deste concurso europeu explica que “o objectivo deste tipo de evento passa por incutir nos jovens a capacidade destes criarem a sua própria empresa. Isto tudo feito através de um jogo que está disponível numa plataforma electrónica”.
Neste momento, todas as ferramentas informáticas, as regras do “jogo” e os diversos parâmetros de análise do projecto estão a ser desenvolvidos na academia covilhanense. São cinco universidades europeias, diversos organismos estatais e empresas que compõem o conjunto de estruturas de apoio a este desafio. O Player é um projecto que decorre em 34 países, o trabalho do comité científico, centralizado na Covilhã, “passa por estabelecer as principais regras do jogo que será lançado em Bruxelas no próximo mês de Outubro”, explica o vice-reitor da instituição. Os jovens que tenham ideias e que sejam inovadores “podem começar por criar uma conta no Facebook e candidatar a sua ideia”. Depois de ultrapassadas algumas das fases deste desafio, podem ver a sua ideia implementada no terreno e serem responsáveis de uma empresa que surgiu de um projecto próprio.
Esta tipologia, surge como uma forma próxima dos jovens e também “ela própria como uma inovação, para que proporcione uma maior curiosidade entre a população a que se destina este desafio”. Todo o tipo de ideias podem integrar este desafio empreendedor, basta que sejam desenvolvidas por jovens e que se mostrem inéditas. Desde o ambiente, às energias alternativas, passando pelas engenharias, comunicação, letras, artes, todas as áreas são passíveis de constarem no evento”.
Dentro em breve Victor Cavaleiro espera ter reunido os principais parâmetros da plataforma informática que servirá de base a este evento e rumar a Bruxelas onde apresentará o evento. O vice-reitor da instituição covilhanense encara este projecto “como uma responsabilidade acrescida”, mas também “como um reconhecimento do trabalho que está aqui a ser feito”.