Depois de um longo processo de certificação que teve o seu início em Março de 2009, a Casa do Mel, em Bogas de Cima, passa a ser a única entidade certificada, em diversos aspectos, no processo de produção de mel.
Segundo os responsáveis da Pinus Verde, esta certificação resulta de “um conjunto de normas que garante e certifica a qualidade e o nível de segurança alimentar, no âmbito da própria extracção e embalamento do mel, que mantém as suas propriedades e qualidade única. Desta forma é valorizado o mel como produto devidamente certificado para poder entrar nos circuitos comerciais, sob marca própria”.
O cuidado com esta actividade fica a dever-se ao facto da apicultura ter um relevante valor cultural, económico e social naquela zona da região. “Com a sua revitalização e dinamização, contribui-se ainda para o desenvolvimento do seu enorme potencial produtivo. Muitos apicultores que trabalhavam exclusivamente num circuito familiar têm agora na Casa do Mel equipamentos e aconselhamento técnico especializado ao serviço da sua actividade”, referem também os membros Pinus Verde, em comunicado à Imprensa.
A estrutura está pensada para dinamizar uma ligação entre as práticas produtivas antigas e as mais recentes tecnologias ao dispor dos produtores. Para além deste tipo de informação e apoio aos produtores, a Casa do Mel reproduz toda a actividade apícola, sendo possível “percorrer-se o ‘Circuito do Mel’, no qual se visitam as várias etapas da produção através de painéis explicativos e várias animações multimédia. Muito procuradas são ainda as visitas de campo às colmeias, também possíveis de serem agendadas sob marcação pelos números 275 647 342 ou 939 415 990”.
A Pinus Verde lembra também que “A Casa do Mel” faz parte de uma rede de espaços temáticos denominada “Casas da Floresta”. Estas casas “são locais visitáveis, dinâmicos e lúdicos, com forte dinamismo local, pois é envolvida a população neste manter de tradições”. São assim uma Rota de espaços interpretativos, nos quais se vivem experiências agregadoras de saberes. São elas: a Casa do Mel, Casa do Cogumelo, Casa do Bombo, Casa das Tecedeiras, a Casa Redonda e a Casa Grande, todas no concelho do Fundão e geridas pela Associação Pinus Verde.