Já há data confirmada para a terceira edição da prova de downhill urbano na Guarda. No próximo dia 19 de Setembro, as ruas do centro histórico da cidade mais alta de Portugal vão servir de pista a várias dezenas de participantes neste tipo de actividade.
Segundo a organização, a prova acabou por avançar algum tempo no calendário, sobretudo pelas condições climatéricas. No primeiro ano desta prova, a Guarda apresentou temperaturas negativas aos participantes. Já na segunda edição, no ano passado, foi a chuva a condicional alguns troços do percurso. Este ano, a meio do mês de Setembro, os promotores esperam “muito calor, de forma a que se torne convidativa a presença de público nas artérias do percurso”.
Esta etapa da Taça de Portugal Downhill Urbano Vodafone, surge como a quarta no calendário de provas, antecedida por Sesimbra, Vila do Bispo e Viseu, ficando apenas por realizar a de Porto de Mós. Segundo a organização, o percurso mantém os 1112 metros de extensão, “atravessando o coração histórico da Guarda, com partida da Torre de Menagem, passando pelo interior da Escola Santa Clara, que os participantes contornam para depois saltarem directamente para as traseiras da Sé. O traçado prossegue pela Rua D. Miguel Alarcão, chegando à Praça Velha, onde estará instalado um salto sobre um Ford Fiesta, prometendo ser um local de grande emoção para o público, devido à alta velocidade com que os concorrentes irão cruzar aquele local de referência da Guarda”. Os ciclistas seguem depois pelas estreitas escadarias da Rua Dr. Bernardino Xavier Freire, prosseguem pela Rua D. Dinis, tendo nova escadaria na entrada na Rua da Glória. Ao fundo desta artéria viram à esquerda para a Rua S. Vicente, passando pelo arco, virando depois à direita, rodando pelo passeio da Rua Paiva Couceiro. “Mal entram na Avenida dos Bombeiros Voluntários Egitanienses, os concorrentes viram à esquerda para as escadas que dão acesso ao Parque. Uma vez aí descem três níveis até saírem pelas escadarias em direcção à Avenida Monsenhor Mendes do Carmo, e depois de saltarem mais um obstáculo artificial, atingem a meta colocada praticamente em frente ao Hotel Vanguarda”, acrescentam os responsáveis.
Para Paulo Domingues, o actual líder da Taça de Portugal e vencedor das três competições já disputadas, “o percurso é muito interessante mas exige igualmente uma boa preparação física, já que tem bastante pedal e só um atleta muito completo, que alie uma boa resistência física a uma competência técnica, poderá pensar em vencer. Da minha parte, vou preparado para aumentar com mais um triunfo o meu excelente palmarés na presente temporada, depois de 11 sucessos nas 12 provas em que participei em 2010”.
O Clube Escape Livre sublinha que os treinos livres terão início pelas 9.30 horas de domingo e a primeira descida de prova está agendada para as 14 horas. A segunda terá início pelas 16 horas e, como estipula o regulamento da Taça, apenas será considerado melhor tempo de cada participante para a decisão da classificação final.