Passados seis minutos de jogo e o Sporting da Covilhã levava já vantagem em relação ao Leixões. A equipa nortenha que veio à “cidade neve” disputar a primeira jornada da Liga de Honra, deixou-se surpreender pelos homens da casa.
Abdoulaye, jogador emprestado por Futebol Clube do Porto, começou a dar vantagem aos serranos. Um remate potente do jovem atleta acabou por embate na barreira formada por alguns homens do Leixões e trair o guardião da equipa nortenha. Estava feito o primeiro golo do Covilhã orientado por João Pinto, na Liga de Honra.
Mas a conversão deste livre directo em golo deu uma vantagem de pouco tempo ao Covilhã. O Leixões parece não se ter ressentido com o golo e promoveu uma partida de ataque. As várias investidas junto à área da equipa da casa resultaram em golo para os forasteiros.
A passagem da meia hora de jogo marca também a igualdade na partida. Depois de duas ocasiões de golo promovidas pela formação de Matosinhos, a terceira tentativa de reduzir a vantagem acabou por dar frutos. Também através da cobrança de um livre, tal como aconteceu com o Covilhã, o Leixões chegou ao seu golo e igualou a partida a uma bola para cada equipa. Oliveira encaminhou da melhor forma o esférico para dentro da baliza do Covilhã. Até o intervalo o jogo acabou por se manter num ritmo menos vivo.
No reatar da partida, o Covilhã voltou com toda a energia. A equipa serrana desenhou uma jogada de ataque que terminou na cabeça de Rincón. Este deu o melhor trajecto à bola e fez o segundo golo para os da casa. Aos cinco minutos de jogo da segunda parte, Ricardo Andrade não foi capaz de parar o remate de Rincón.
Os restantes 40 minutos de jogo serviram para mostrar a boa forma da equipa serrana. Foram várias as oportunidades de golos que os homens da casa tiveram, contudo, nenhuma acabou por ser finalizada da melhor forma. O Covilhã parte assim com três pontos ganhos frente a uma equipa que nem sempre é fácil de bater.