A PinusVerde, associação de desenvolvimento rural promove uma vez mais a Semana Cultural das Terras do Xisto. Diversas actividades trazem às aldeias do concelho do Fundão, “uma variedade cultural ímpar”.
Um festival que decorre até ao próximo dia 7 de Agosto e que apresenta peças de teatro, concertos, workshops, entre outras animações. “É neste território que, por entre a frescura do Zêzere e os sorrisos das suas gentes, se revelam segredos, tradições e lendas”, começam por referir os membros da organização. Durante o evento, um dos objectivos primordiais passa por “identificar o próprio reflexo de vivências, raízes criadas, o saber receber e vontade de visitar das gentes destes lugares”, acrescentam em nota à Comunicação Social.
Naquela zona do concelho fundanense é possível assistir a arruadas de bombos e a diversos espectáculos musicais, ou a várias artes performativas, participar em workshops, visitar as Casas da Floresta, percorrer um percurso pedestre ou ser solidário. Durante todo o festival, decorre também um acampamento com diversas actividades aventura, destinado aos mais jovens.
Até ao encerramento do festival ainda é possível participar hoje, dia 4 de Agosto, na Noite de Cinema. Um evento que tem lugar em Silvares, pelas 21.30 horas. Meia hora mais tarde, em Bogas de Cima e nas aldeias anexas decorre o espectáculo de rua “Vaidecaja”. Para amanhã, dia 5, continua a Festa Internacional “Dinâmicas de intercâmbio de culturas”, em Silvares. Já em Bogas de Baixo, a partir das 22 horas, é possível assistir a um espectáculo etnográfico das Adufeiras da Casa do Povo do Paúl. No dia 6, pelas 21.30 horas, decorre uma arruada do Grupo de Bombos de Lavacolhos, em Lavacolhos. E pelas 22.30 horas, um espectáculo etnográfico, novamente com as Adufeiras do Paúl, desta vez, em Lavacolhos.
Para o último dia do evento, 7 de Agosto, está agendada uma visita ao Centro de Interpretação de Arte Rupestre, na Aldeia do Xisto da Barroca, com apresentação de um pequeno filme sobre esta temática. Uma actividade agenda para as 9.30 horas.
Uma hora mais tarde arranca o percurso pedestre “Caminho do Xisto da Barroca”, com visita às gravuras rupestres no Rio Zêzere. Pelas 16 horas, na aldeia do Castelejo tem lugar um espectáculo musical com instrumentos musicais elaborados no workshop que decorreu durante a semana cultural. Concerto de fusão com a participação do Grupo de Bombos do Castelejo. Para as 22 horas está também previsto um espectáculo de apresentação dos workshops de teatro, expressão vocal e percussão, em Silvares. O festival encerra com um concerto solidário dos “Virgem Suta”, pelas 23 horas, na mesma vila. A PinusVerde pede a todas as pessoas que estejam interessadas em participar neste evento musical, a oferta de alimentos enlatados que revertem para a Loja Social do Fundão.