“Covilhã Iluminada” é o título de uma mostra inédita que vai estar em exposição no átrio do hospital da cidade. A “cidade neve” é a tema principal deste conjunto de fotos da autoria de Victor Coelho.
Segundo este, as imagens foram recolhidas “vagueando por locais conhecidos, que ao anoitecer ou quando apenas com alguns raios de sol banham o horizonte e produzem uma paisagem transformada”.
“A visão geral da paisagem urbana sob a luz do dia desvanece-se e surgem novas texturas, cores mais quentes, pormenores, silhuetas que sob uma luz mais forte não nos despertam a atenção”, expressões que estão agora evidenciadas no trabalho de Coelho.
Em contraste com o céu debilmente iluminado, podemos observar edifícios ou parte deles, que fazem parte do património cultural, revelar a sua silhueta emoldurando ou sobrepondo-se à paisagem envolvente.
O autor da mostra refere ainda que as imagens apresentadas nesta exposição não se enquadram num pacote de promoção turística, “são um convite, a quem conhece a Covilhã e deambula pelas suas ruas diariamente, a observá-la mais atentamente ‘arriscando-se’ a descobrir pormenores que lhe tinham escapado numa caminhada com olhar distraído”.
Victor Coelho, residente no Fundão e enfermeiro de profissão, faz parte da equipa de Enfermagem da Unidade de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar Cova da Beira e a fotografia apareceu na sua vida como um hobby, que o fascina pelo desafio da captura de momentos que não se repetem e de pormenores que diariamente nos rodeiam e escapam a um olhar menos atento.