Mário Rui Conceição é o autor da tese de doutoramento intitulada “Modelos dinâmicos de sistemas de conversão de energia eólica ligados à rede eléctrica”. Um trabalho desenvolvido na área da Engenharia Electromecânica, na UBI, que tem como pressuposto, “apresentar novas contribuições no contexto de eventuais falhas de controlo, quer das pás da turbina, quer dos conversores de potência”, das torre eólicas. Para ambos os contextos, foram realizados estudos “envolvendo uma nova estratégia de controlo mediante o uso de controladores de ordem fraccionária, comparando com o comportamento do controlo clássico”, revela o autor do trabalho.
Esta tese, orientada pelo professor do DEM, João Catalão, trata um tema de investigação “com grande interesse e importância para Portugal, visando uma abordagem no âmbito da simulação computacional de sistemas de energia eólica, integrando tanto quanto possível a dinâmica relevante presente na realidade do sistema”, explica Mário Rui Melício da Conceição.
Este é um estudo que permitiu a elaboração de ferramentas computacionais “que já estão a ser seguidas por investigadores nacionais e de outros países”. O autor do trabalho agora tornado público na academia covilhanense, revela que em Portugal, os sistemas de produção de energia através da força do vento estão predominantemente ligados à rede eléctrica. Mas como esta é uma força que sofre variações, também o fornecimento de energia acaba por sofrer essas quebras. Assim, “os operadores da rede eléctrica devem assegurar aos consumidores que a qualidade da energia fornecida não seja comprometida, o que implica o desenvolvimento de modelos matemáticos apropriados dos sistemas de conversão de energia eólica”. A tese agora apresentada revela propostas de solução para estes casos.
O autor do estudo aponta também para o facto de Portugal, “no mês de Novembro de 2009, de acordo com a informação emitida pela Rede Eléctrica Nacional (REN), ter passado para o segundo lugar, no contexto europeu, relativamente ao contributo da conversão de energia eólica para energia eléctrica, tendo 24 por cento do consumo nacional de energia eléctrica sido assegurado pela conversão de eólica, que no dia 8 atingiu 50 por cento do consumo”. Valores que fazem desta uma das áreas de maior importância para a investigação.
Esta tese e as contribuições originais que dela fazem parte deram origem a sete artigos publicados ou aceites para publicação em revistas internacionais indexadas na base ISI. A tese foi aprovada por unanimidade pelo júri composto por Fernando Pires Maciel Barbosa, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, João José Esteves Santana, professor catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Carlos Manuel Pereira Cabrita, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, Victor Manuel Fernandes Mendes, professor coordenador com agregação do Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico de Lisboa, Sérgio Manuel Ângelo da Cruz, professor auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Maria do Rosário Alves Calado, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior, Abílio Manuel Pereira da Silva, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior, e João Paulo da Silva Catalão, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.