[Tabela de cursos e vagas disponíveis]
Engenharia é uma das áreas que tem vindo a conhecer uma crescente procura por parte das empresas. Nesse sentido, a Universidade da Beira Interior aposta agora em novos cursos nessa mesma área.
Os alunos que desde ontem e até ao próximo dia 6 de Agosto se candidatam às universidades, no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior podem concorrer a 1295 lugares, no caso da instituição covilhanense. Lugares distribuídos por 29 cursos que abarcam um vasto leque de formações. A principal novidade este ano passa pela abertura de vagas no curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Uma formação, segundo os responsáveis pela academia covilhanense, criada no sentido de responder a necessidades de recursos humanos, assinaladas nas empresas. Mas também surge devido a uma aposta num novo curso de Engenharia que se baseia “na excelente qualidade dos recursos humanos e materiais da Faculdade de Engenharia e na existência de um Pólo do IT - Instituto de Telecomunicações, Laboratório Associado com a avaliação Excelente pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia”. Este novo curso apresenta um total de 20 vagas e está inserido numa área de pleno emprego. Recorde-se que as taxas de empregabilidade dos alunos desta área, na UBI são próximas dos cem por cento.
O novo curso vai estar inserido no leque formativo da Faculdade de Engenharia da UBI e está pensado para formar profissionais qualificados nas áreas de Electrotecnia e Electrónica, Sistemas de Energia Eléctrica, Accionamentos Eléctricos e Sistemas de Comunicações e Telecomunicações. Recorde-se que a Faculdade de Engenharia da UBI é uma das mais recentes da instituição. Para além deste novo curso, os alunos desta área têm acesso a múltiplos laboratórios e unidades de investigação, que complementam a formação de base ministrada nas aulas.
Outra das grandes novidades passa também pelo crescimento de vagas em Medicina. o curso mais procurado a nível nacional, oferece este ano, no caso da Covilhã, mais 25 vagas. Os responsáveis da academia sublinham a importância deste aumento, entendido como “um sinal bastante positivo, quer de confiança institucional pelo trabalho que tem vindo a ser realizado na UBI, quer pelas capacidades formativas da instituição”. Numa época em que a “regra” é de reduzir o número de cursos de vagas nas instituições de ensino superior, a UBI acaba por conseguir um sinal positivo por parte do ministério da tutela ao apostar em novas formações e num reforço de vagas das já existentes.
Para os responsáveis pela instituição “esta medida vem no seguimento do Contrato de Confiança assinado entre a UBI e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que contempla um aumento faseado do número de vagas em Medicina”. A Faculdade de Ciências da Saúde aposta num ensino diferenciado de alta qualidade, guiado por padrões e metodologias seguidas internacionalmente, de Ensino Centrado no Aluno preconizado por Bolonha, tutorialmente acompanhado e com aprendizagem precoce em meio clínico.