No ano passado, o primeiro Worldwide Photowalk reuniu na Covilhã 21 pessoas. Este ano, a “cidade neve” vai ser a única da zona Interior do País a acolher este evento que se realiza no próximo dia 24, um pouco por todo o mundo.
João Pedro Silva, organizador do evento, na Covilhã, espera que este ano existam ainda mais participantes. Todos os interessados podem participar. Basta uma máquina fotográfica e o gosto para o “retrato”. Existem percursos previamente definidos, que este ano estão concentrados em duas zonas urbanas principais. “A malha urbana a Norte da cidade, na zona que envolve o Jardim Público e as ruelas junto ao “Sporting”, “Ginásio”, Tribunal do Trabalho, Salão de jogos Tropical, Orfeão, etc. e a malha urbana a Sul da cidade, principalmente o percurso entre as escolas Frei Heitor Pinto e Campos Melo e a Estação de Caminhos de Ferro”, avança o membro da organização. Os participantes vão realizando imagens e estas são depois escolhidas pelo grupo. A mais votada irá representar a cidade da Covilhã no concurso realizado a nível mundial.
A ideia surgiu de Scott Kelby, fotógrafo americano e presidente da National Association of Photoshop Professionals (NAPP).
Para além de fotografar a cidade e acabar por realizar imagens diferentes, o objectivo deste evento passa também pela componente lúdica, “ou seja, este passeio serve para os participantes conviverem, conhecerem novas pessoas, trocarem impressões e conhecerem melhor a cidade numa perspectiva fotográfica”, acrescenta João Pedro Silva.
O evento reúne mais de 32 mil fotógrafos em 917 passeios. Em 2009, segundo a organização, foram realizadas 6,5 milhões de imagens, durante um dia, em todo o mundo. Os interessados podem inscrever-se e obter informações no blogue oficial deste evento, na Covilhã.