Aliar o gosto pelo todo-o-terreno, aos cenários e rotas históricas é o objectivo do passeio que o clube Escape Livre está a desenhar. Segundo os membros daquela organização, os motivos que levam os peregrinos a Santiago de Compostela são a crença religiosa, o misticismo, a busca interior, o turismo, o desporto, ou apenas uma aventura.
De 1 a 5 de Outubro, o clube Escape Livre quer levar os proprietários dos BMW X1, X3 e X5 neste evento de todo terreno turístico, percorrendo o caminho português que leva a Santiago de Compostela, declarado “Património da Humanidade”, pela UNESCO, em 1985. Um passeio de cinco dias onde a caravana vai percorrer trilhos por fora de estrada, visitar os locais mais representativos do Caminho de Santiago, nomeadamente os monumentos, igrejas e mosteiros tantas vezes utilizados pelos peregrinos para pernoitar, descobrir as melhores paisagens e experimentar a variada gastronomia portuguesa e espanhola.
O passeio de lazer, familiar e exclusivo para os proprietários deste tipo de veículos, começa em Trancoso, dia 1, sexta-feira, com o encontro de todos os participantes ao fim do dia. No dia seguinte passa pelo Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Sernacelhe, pela ponte medieval de Ucanha, Lamego, com chegada a Mondim de Basto, onde a caravana ficará alojada.
No domingo, dia 3, os destinos de passagem ou visita são o Castelo de Arnóia, o Santuario de Nª Sª do Viso, o Santuário de N.ª S.ª da Abadia, Convento de Santa Maria do Bouro e Mosteiro de Tibães. A etapa termina em Esposende, onde toda a caravana fica alojada. No dia 4, segunda-feira, destaque para a subida ao Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo e paragem no Mosteiro de S. João de Arga, antes do almoço em Vila Nova de Cerveira. A passagem para Espanha, com visita ao Mosteiro de Oia, é seguida do alojamento, em Santiago de Compostela.
O último dia desta aventura pelos Caminhos de Santiago é terça-feira, dia 5 de Outubro, com chegada e visita à Catedral de Compostela. Ali, os participantes podem assistir à tradicional cerimónia do Bota Fumeiro, evento que marca o fim deste passeio.