Novas experiências, mais público e mais emoções são as expectativas que o Clube Escape Livre tem para o XII Slalom de Castelo Rodrigo. Uma prova que vai decorrer nos dias 3 e 4 de Julho. Este ano a organização do Clube Escape Livre em parceria com a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e o apoio do Slalom Clube de Portugal, quer novamente “surpreender e ir mais além da já espectacular prova de perícia e velocidade que todos os anos atrai milhares de entusiastas até à aldeia histórica”, dizem os responsáveis.
Para além das provas dos melhores pilotos de slalom do País, o XII Slalom de Castelo Rodrigo apresenta, este ano, um desafio inédito. Em Castelo Rodrigo vai estar a Ford Transit Trophy, uma viatura transformada e adaptada à prova de velocidade criada com o mesmo nome.
As emoções “não serão exclusivas do piloto que estará presente em Castelo Rodrigo”, pois a organização quer que jornalistas e público, este último mediante sorteio, experimentem as sensações de velocidade nesta extraordinária viatura de competição.
Tudo aponta para uma jornada “que vai surpreender com a velocidade e as perícias mais espantosas feitas pelos melhores pilotos a nível nacional, que disputam, este ano e pela primeira vez, o novo Campeonato de Portugal de Slalom”, acrescentam os membros da direcção de prova. Uma convicção também partilhada pelo presidente do Clube Escape Livre. Luís Celínio destacou que “mais do que integrar o Campeonato de Portugal esperamos que esta edição do Slalom de Castelo Rodrigo seja marcada pela discussão dos primeiros lugares entre os melhores pilotos nacionais e pelo espectáculo proporcionado pelo Ford Transit Trophy conduzida por um campeão do Mundo, que levará ao seu lado jornalistas e espectadores que, desta forma, viverão as emoções da velocidade”.
Já António Edmundo, presidente da Câmara de Figueira, faz um balanço “muito positivo” das anteriores edições de slalom e salienta as suas vantagens para o concelho: “através do desporto automóvel estamos a divulgar as nossas potencialidades e nunca é demais vermos que estes nossos cantinhos são apetecíveis, apreciáveis e que devem merecer o nosso reconhecimento e divulgação”.
A prova mais antiga de slalom do distrito mantém, de resto, a sua habitual jornada dupla: uma etapa nocturna, no sábado dia 3 a partir das 20 horas, no Estádio Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e uma diurna no domingo à tarde, pelas 13.30 horas, no centro de Figueira.