Os responsáveis pelo curso de Filosofia da UBI acabam de inaugurar uma página on-line sobre esta formação. Nada melhor para dar um sinal de modernidade do que a comunicação na Web, acreditam os docentes que esperam ter agora mais uma plataforma de diálogo com alunos, investigadores e interessados nesta ciência.
A cumprir dez anos sobre a criação do curso de Filosofia, pelo Senado da UBI, os responsáveis por esta formação esperam agora ter também conseguido criar “um espaço de interacção, de partilha de ideias e de opiniões, não só entre docentes, mas também entre alunos e investigadores, desta e de outras áreas, e também pessoas de fora da UBI”, começa por explicar Urbano Sidoncha, director do curso.
Dez anos depois do Senado da academia covilhanense ter dado "luz verde" para o arranque da formação, os responsáveis do curso quiseram promover a Filosofia, uma área base presente em muitas outras licenciaturas. Este novo espaço, já disponível para consulta de todos os interessados, apresenta um vasto conjunto de informações que vão desde o historial da licenciatura na academia covilhanense, passando pelas principais áreas de investigação e estruturas de apoio e também, “uma área destinada a alunos e outros utilizadores”.
É também no novo sítio da Filosofia que o ensaio vencedor do concurso “Jovem Filósofo” vai ser publicado. Recorde-se que este é um desafio lançado pelos responsáveis pela licenciatura, a todos os estudantes do Ensino Secundário. Os interessados, devem redigir um texto que tenha por base o tema do concurso “Arte, Conhecimento e Comunicação”. Temática de larga abrangência que “julgamos ser suficientemente vasta e genérica e que toca questões que estão vertidas nos programas do Ensino Secundário”, refere Urbano Sidoncha. Com este tipo de actividade, para além de dar a conhecer a Filosofia em si, as potencialidades e dinâmicas deste curso, na UBI, o director da formação espera “estimular o interesse dos alunos por esta área, e que esse interesse se consubstancie em renovadas interpretações de textos e realidades”. Para além do concurso, através do site, os responsáveis também esperam conseguir uma maior aproximação à comunidade estudantil que esteja a decidir o seu futuro profissional.