A Real Fábrica Veiga, agora transformada em pólo museológico dos lanifícios, acolheu o seminário promovido pela AECBP, intitulado “Gerir Melhor – As empresas e o futuro”. Um espaço de debate sobre o sector comercial de pequena dimensão e os desafios que este enfrenta na actual conjuntura de mercado.
Mas este foi também um momento escolhido para a realização de um protocolo entre a UBI e esta associação que pretende reforçar e desenvolver as competências dos empresários de PME´s, através da realização de acções de formação e aconselhamento que respondam às suas necessidades, visando a melhoria da sua capacidade de gestão e o aumento da competitividade, modernização e capacidade de inovação das respectivas empresas.
A UBI passa a integrar um projecto que tem como objectivo organizar e ministrar, em articulação com a AECBP, a tipologia de formação – “Competências em Gestão – Nível Avançado, nos domínios da gestão, com uma duração máxima total por curso de 125 horas, com o mínimo de 12 destinatários por cada curso, distribuída por um período máximo de oito meses.
A referida tipologia será composta por uma formação teórico-prática, em que serão desenvolvidos conteúdos relacionados com os domínios considerados mais críticos na gestão das PME´s, nomeadamente os que se reportam à liderança e organização do trabalho, à estratégia e aos instrumentos de apoio à gestão, com uma duração de 75 horas. Um tipo de formação que contempla ainda um aconselhamento de natureza individual, directo e personalizado, assegurado por um consultor, tendo em vista apoiar o empresário a desenvolver as suas competências e a identificar as suas necessidades de formação, podendo incluir o tratamento de conteúdos relacionados com domínios considerados críticos para cada empresário, na perspectiva de contribuir para a melhoria dos processos de gestão na empresa, com uma duração de 50 horas.
A iniciativa Formação para Empresários é um programa financiado pela União Europeia através do Fundo Social Europeu, e pelo Estado Português, através do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, no quadro da Tipologia 3.1.1 – Formação – Acção para PME´s. do POPH - Programa Operacional do Potencial Humano, no qual a AEP – Associação Empresarial de Portugal é Organismo Intermédio com Subvenção Global, responsável pela gestão técnica, administrativa e financeira.