A vontade de ganhar experiência em obra ditou a passagem “quase directa” das cadeiras da universidade para o mundo do trabalho. Carlos Graça, licenciado pela UBI em Engenharia Civil, terminou o seu curso e integrou logo o estágio numa empresa do Norte.
Uma experiência “mais na área dos orçamentos e da contabilidade de obra que ajudou, em muito, a compreender o sector”. Passado algum tempo, este jovem quis alargar conhecimentos e experiências profissionais e acabou por aceitar o desafio colocado pela Consdep, uma empresa de engenharia e construção que edificou um sistema de abastecimento e saneamento para as Águas do Algarve.
Um trabalho que teve como principal objectivo “a construção de adutores de saneamento e abastecimento e o reforço dos já existentes” começa por explicar Carlos Graça, agora premiado com o Melhor Estágio de 2009, segundo a Ordem dos Engenheiros. O licenciado pela UBI integrou a equipa que dirigiu a intervenção no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve. Este reforço da adução diz respeito aos municípios de Loulé e Tavira e conseguiu ligar o reservatório de Vila Sol aos reservatórios de Almancil e Vale Formoso e também de Cruz do Areal.
A empreitada consistiu na construção de três novas condutas adutoras com objectivo de reforçar o sistema municipal de abastecimento de águas do Algarve. No desenvolvimento da empreitada foram feitos trabalhos de movimentação de terras, colocação de condutas e trabalhos de construção civil, com a particularidade de também serem realizados trabalhos de perfuração horizontal. Foram precisamente estes trabalhos que maiores desafios representaram. “Pouco depois do início da obra tudo corria como o previsto, mas o solo que se encontrou em determinadas zonas levou a um maior esforço de homens e máquinas, mas também a uma nova planificação da empreitada”, descreve Carlos Graça. Um trabalho de cerca de nove meses que serviu também para a realização de um estágio obrigatório de acesso à Ordem dos Engenheiros.
O estudo realizado pelo engenheiro licenciado na UBI, que se intitula “Reforço e Realização de Sistemas Adutores, Saneamento e Abastecimento”, consistiu no acompanhamento da empreitada”, teve como patrono Luis Ferreira Gomes. O docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da UBI sublinha a importância deste tipo de distinção para UBI. Para o docente e investigador “esta é mais uma marca da qualidade de ensino da academia e também da ligação que se mantém aos alunos, depois de aqui terem conseguido as suas formações”. Para além do trabalho desenvolvido na direcção de obra, Carlos Graça contribuiu ainda no processo de certificação da empresa nas áreas da segurança, ambiente e qualidade.
O prémio foi atribuído no decorrer do XII Encontro Regional do Engenheiro, realizado em Anadia no passado dia 29 de Maio, o Conselho Directivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, sob proposta do Colégio Regional de Engenharia Civil, atribuiu a Carlos Jorge Picareta da Graça, licenciado em Engenharia Civil pela Universidade da Beira Interior, o Prémio de Melhor Estágio Formal em Engenharia Civil referente ao ano de 2009.