Recriar a tradição dos chiados que antigamente marcavam os bairros da Covilhã é o principal mote da terceira edição de “Com a Banda da Covilhã até os Santos Dançam”. Durante todo o mês de Junho, a zona do Jardim Público da Covilhã será palco de actuação de músicos populares, festejos, churrascos e diversos eventos culturais.
Eduardo Cavaco, responsável pela banda espera este ano conseguir “recriar o espírito e a tradição dos chiados que antigamente pautavam muitos bairros e ruas da Covilhã num ambiente familiar, com decoração a condizer, animação com bailes à moda antiga, fogueiras de rosmaninho, e um esmerado serviço de bar e restauração em que a sardinha assada será rainha”.
Para animar as festas populares, a banda confirmou já a actuação das diversas tunas da UBI que sobem ao palco todas as sextas-feiras. As actividades arrancam na próxima quarta-feira, dia 9 de Junho, com a abertura oficial do chiado (iluminações), às 20 horas, Junto à sede da Banda da Covilhã, segue-se a actuação dos Bombos da Beira Baixa, pelas 22.30 horas e um baile à moda antiga com André Silva, pelas 23.30 horas. Dia 11, sexta-feira, as Tunas Académicas actuam a partir das 22.30 horas e às 23.30 decorre uma sessão de karaoke com Dj Pedro Santos. No sábado, dia 12, Dança em Movimento GIR do Rodrigo, pelas 22.30 horas e baile à moda antiga com Tiago Silva, pelas 23.30 horas. Para a 1 da madrugada está prevista a Fogueira de Santo António.
No fim-de-semana seguinte, dia 18 – sexta-feira, as Tunas Académicas regressam às 22.30 horas e às 23.30 decorre uma sessão de karaoke. No sábado, dia 19, pelas 23.30 horas, baile à moda antiga com o Conjunto Radical e às 3 da madrugada decorre a Fogueira de São João.
No último fim-de-semana, dia 25, sexta-feira, Tunas Académicas pelas 22.30 horas e karaoke, uma hora depois. Sábado, dia 26, o baile à moda antiga com António Joaquim começa às 23.30 horas e às 2 da madrugada, a Fogueira de São Pedro. A Banda da Covilhã organiza este evento, em parceria com a Desertuna.