Sofia Ravara, médica pneumologista, responsável pela Consulta de Apoio ao Fumador do CHCB, aproveitou o Dia Mundial Sem Tabaco para expor alguns números sobre este vício.
Segundo a profissional de saúde, co-autora de um estudo sobre a prevalência de tabagismo num hospital região, é cada vez mais importante deixar de fumar. Um vício que retira qualidade de vida, contribuiu para o aparecimento de doenças e subsequente sofrimento de pacientes e familiares. As conclusões do estudo tornado público no passado dia 31 de Maio apontam ainda para o facto de fumar ser um comportamento cada vez mais “no feminino”. Ao que tudo indica, “as mulheres portuguesas estão a fumar progressivamente mais e fumar é um comportamento só recentemente adquirido pela população feminina portuguesa”. Para a pneumologista, este facto deve-se, em muito, às estratégias de marketing da indústria tabaqueira desenvolvida nas últimas décadas em países como Portugal e Espanha.
O estudo sublinha que “as mulheres passaram a lidar com uma maior exigência no trabalho, acumulando responsabilidades e dificuldades acrescidas, muitas vezes com pouco apoio social, familiar e do parceiro. Assim, apresentam maiores níveis de stress, ansiedade, depressão e solidão”. Sofia Ravara explica que “as mulheres são mais dependentes emocionalmente do cigarro, do que os homens. Para além da dependência, outra razão que impede as mulheres de “largar o tabaco” é que estas acreditam nos benefícios de fumar, tais como evitar que se engorde ou “ajudar” a lidar com o stress”.
Nesse sentido, o Dia Mundial Sem Tabaco serviu também para lembrar a responsabilidade que os profissionais de saúde têm para desmistificar mitos, alertar e educar para os malefícios do tabaco, encorajar e apoiar as mulheres para deixar de fumar e “acima de tudo, investir na prevenção”. O CHCB tem a funcionar uma Consulta de Apoio ao Fumador, em horário flexível e pós-laboral, entre as 8.30 e as 21 horas. Esta consulta é aberta a toda a comunidade e os interessados podem marcar uma visita através dos telefones: 275330000 ou 961322963, ou pelo e-mail: apoio.fumador@chcbeira.min-saude.pt, do Serviço de Medicina Preventiva, Higiene e Segurança.