Na próxima sexta-feira, 28 de Maio, a Coolabora, instituição de consultoria e intervenção social, abre um Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica. Este organismo está a funcionar há relativamente pouco tempo na “cidade neve”.
Pela Coolabora passa a implementação do projecto “Violência Zero”. Esta iniciativa é centrada no combate e na prevenção da violência doméstica. O projecto prevê, entre outras medidas, precisamente a abertura, na Covilhã, “de um Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, vindo assim colmatar uma necessidade local”, sublinham os responsáveis por aquele organismo.
Segundo a Coolabora, a este projecto associaram-se já várias entidades do concelho e da região com intervenção nesta temática. A CooLabora, em parceria com a Rede Social da Covilhã, uma das entidades envolvidas no projecto, organiza então, na próxima sexta-feira, dia 28 de Maio, uma sessão de divulgação desta iniciativa.
A Biblioteca Municipal da Covilhã recebe, pelas 14.30 horas, uma sessão de boas vindas com a presença de Paulo Rosa, em representação do Conselho Local de Acção Social da Covilhã e Maria Alzira Serrasqueiro, Governadora Civil do Distrito de Castelo Branco. Seguem-se depois as intervenções de Manuel Joaquim Loureiro, do Departamento de Psicologia, da Universidade da Beira Interior, que falará sobre “a problemática da violência doméstica e o contexto local e regional” e Natália Cardoso, do Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra – APAV, que vem falar sobre o “projecto Violência Zero”. A sessão será encerrada por Graça Rojão e Tânia Araújo, da CooLabora.
A inauguração do gabinete de apoio está prevista para as 16.30 horas, na sede deste organismo, na Quinta das Rosas, Covilhã. Uma cerimónia que contará também com a presença de Sara Falcão Casaca, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género – CIG.