O evento ocorreu no passado dia 18 de Maio, na Parada da UBI, e teve como objectivos “incentivar à prática desportiva, apoiar a Selecção Portuguesa de futebol e divulgar a bola solidária para a angariação de fundos para a Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Covilhã”, explicou a vice-presidente da delegação, Maria Clara Saraiva.
No âmbito do projecto foi “criado” na Parada um campo de futebol, com dimensões de 9 por 15 metros, que teve como finalidade incentivar os alunos a demonstrarem as suas habilidades com a bola, e assim poderem ganhar prémios. No mesmo dia e no mesmo local esteve também em curso um pequeno torneio de matraquilhos patrocinado pela Banda da Covilhã. Participar neste jogo teve um único critério: colocar uma moeda de vinte cêntimos nas máquinas, quantia que reverteu a favor das instituições organizadoras, uma parte para as acções desenvolvidas pela Delegação da Cruz Vermelha da Covilhã, e outra para a compra de instrumentos para os alunos da Banda da Covilhã.
Durante o acontecimento estavam também à venda ao público pólos, bonés, cachecóis e porta-chaves da Selecção Portuguesa de Futebol, e ainda o porta-chaves da Covilhã cinco estrelas, que serviu para divulgar a cidade.
Maria Clara Saraiva considera que o projecto “está a ser um sucesso, as pessoas têm aderido, desde os jovens até ao avô que vem comprar a bola para o neto. Um incentivo para a participação de tantas pessoas tem sido também o facto de que ao adquirir-se a bola ficar-se habilitado para um sorteio que acontecerá no final da campanha”. Os prémios serão uma bola assinada por todos os jogadores da Selecção Portuguesa de Futebol, uma televisão e um pouf. “São já cerca de 700 as bolas vendidas, o que é muito positivo”, referiu a vice-presidente da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Covilhã.
Este projecto está em curso já desde o dia 6 de Maio e perdurará até ao final do estágio da Selecção de preparação para o campeonato mundial de futebol. O projecto contou com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, juntas de Freguesia da Cidade, da Delegação do Inatel da Covilhã e do comércio local.