A 21ª edição do Grande Prémio Serra da Estrela – Subida do Vale da Bouça 2010, já tem programa definido. Os directores do GDACB e o atleta Samuel Barata marcaram presença na cerimónia de apresentação, que decorreu na Covilhã.
Numa sessão onde foi exibido um vídeo promocional da competição, foram apresentadas as grandes novidades para a 21ª edição. Um novo trajecto, com partida e chegada à Aldeia da Bouça é a principal novidade, que se junta também às provas para todos os escalões e à organização de uma caminha e uma prova de BTT de cariz lúdico. Para este ano, a organização promete, para além dos vários prémios de participação, prémios monetários aos 15 melhores classificados em absolutos femininos e masculinos e oferecer o tradicional almoço convívio.
Uma das mais conhecidas provas de atletismo da região ganha agora um novo trajecto, mas continua com a falta de apoios institucionais “por parte das instituições oficiais”, garantem os responsáveis pelo GDAC da Bouça, que aproveitaram o momento para sublinhar a “a gratidão da colectividade pelo empresário Antonio Lopes, que tem vindo a ser um dos únicos pontos de apoio da instituição”.
Samuel Barata, atleta desta colectividade serrana, esteve na apresentação da prova para no dia seguinte se sagrar Vice Campeão Nacional do Km Jovem. O Estádio Universitário de Lisboa acolheu a Fase Final do Km Jovem, uma prova que decorreu sobre um calor abrasador. “A corrida foi sensacional e bastante emotiva e com incerteza quanto ao vencedor final”, explicou Samuel Barata. Hugo Coutinho acabou por vencer o desafio com 2.32.15m seguido de Samuel Barata com 2.32.27 e João Caeiro 2.32.59, as marcas obtidas revelam bem o nível competitivo presente neste evento. A marca agora alcançada pelo atleta da Bouça é novo record distrital, o qual já lhe pertencia.