O festival gastronómico da cereja vai já na sua décima edição. Este ano, a Escola Profissional do Fundão, promotora deste evento, volta a apostar no fruto que serve de símbolo ao concelho fundanense, a cereja.
Entre 25 e 27 de Maio, oito escolas de Portugal, Bélgica, Espanha, Estónia e França vão estar juntas, no Fundão, para desenvolver um conjunto de actividades em torno da cereja.
Henrique Dias, director-geral da Profissional do Fundão, refere que o desafio deste ano passa “por cada escola confeccionar uma refeição subordinada ao tema da cereja”. Ao longo dos dias em que decorre o festival “os vários alunos vão confeccionar diversos pratos, desde as entradas, às sopas, passando pelos pratos de carne e peixe e sobremesa, todos com um denominador comum, que é a cereja”, sublinha.
Novas experiências que devem resultar, acima de tudo “na troca de conhecimentos e de hábitos presentes nas várias culturas”. O director-geral da Escola Profissional do Fundão recorda que pelas experiências anteriores “existem já resultados bem visíveis”. A presença de alunos estrangeiros levou a que os estudantes portugueses “conseguissem ter acesso a novas formas de confeccionar pratos, de os apresentar e servir”, mas também, diz Henrique Dias, “conseguiram passar formas e métodos bastante enraizados em Portugal”.
Outro dos objectivos deste décimo festival passa também por marcar o trabalho no início de um livro que deverá ser apresentado dentro de dois anos. Segundo o responsável escolar, as receitas confeccionadas ao longo dos festivais são sempre inéditas, daí que “agora se comecem a recolher as suas características”. A obra literária deverá ser editada em português e traduzida também em espanhol, francês e inglês.
As refeições desenvolvidas ao longo do festival têm por base a cereja. “As várias escolas vão apresentar todos os pratos recorrendo a este fruto, desde as entradas, às sopas, às carnes e peixes e também às sobremesas”, explica Henrique Dias. As receitas confeccionadas ao longo dos vários festivais vão dar corpo à obra literária.
“É todo um vasto conjunto de potencialidades, reunido neste fruto típico, que estamos a promover”, refere Henrique Dias.
Para além deste certame, a Escola Profissional do Fundão vai ainda participar, a par da Escola de Hotelaria do Fundão, pela primeira vez na festa da cereja que se realiza em Alcongosta no mês de Maio.