No âmbito dos festejos do 140º aniversário da cidade, a Câmara Municipal da Covilhã promoveu, de 14 a 16 de Maio, o "Covilhã LanParty - 140 Gigas", evento dedicado aos amantes das novas tecnologias e dos videojogos, no Pavilhão da ANIL.
Lourenço Soares, representante da E2Tech,empresa de novas tecnologias de informação, e responsável pela organização do evento, explica como nasceu a iniciativa : "Surgiu o contacto do Município da Covilhã para organizar uma LanParty, numa dimensão mais pequena, com uma área chill-out e uma área de consolas ".
As actividades da "LanParty – 140 Gigas" dividiram-se em três dias. No primeiro dia do evento realizou-se o check-in dos participantes e a ambientação ao local. Já no segundo dia, arrancaram os torneios juntamente com shows de Física apresentados pelo Departamento de Física da Universidade da Aveiro. No último dia, decorreram as finais dos torneios e posteriormente a entrega de prémios.
O número de inscrições rondou os 100 participantes, e contou com a presença de equipas provenientes de fora da Covilhã. Exemplo disso é Luís Barbosa, natural de Cascais, que participa pela segunda vez neste tipo de eventos: "Fiquei a saber da iniciativa num site da internet e decidi conviver com os meus amigos num fim-de-semana diferente", conta.
"É uma iniciativa que pretende colocar os jovens em contacto com a informática e com os jogos", explica Luís Fiadeiro, Coordenador da Comissão das Comemorações dos 140 anos da Covilhã, presente na entrega de prémios.
Para Fábio Fazenda, um dos vencedores dos torneios, "o prémio não é o mais importante, mas sim o espírito de equipa, o convívio e o lazer". O participante da Covilhã, revela ainda o seu desejo por mais actividades semelhantes: " Penso que deviam existir mais eventos deste tipo, sendo a Covilhã uma cidade de estudantes, são iniciativas que podem ter bastante adesão".