Foi no passado dia 12 de Maio, no anfiteatro 7.21 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) que se assistiu à divulgação do projecto de investigação UBIgual – Plano de igualdade para a UBI.
Na divulgação do projecto estiveram presentes o actual presidente do Centro de Estudos Sociais UBI-CES, Nuno Augusto; a presidente da Comissão para Cidadania e Igualdade de Género, Sara Falcão; a Coordenadora do projecto UBIgual, Catarina Sales de Oliveira; a pró-reitora da UBI, Amélia Augusto; e ainda o presidente da FCSH, Pedro Guedes de Carvalho.
Financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano (POPH), no âmbito da tipologia 7.2, o plano para a igualdade de género começou a ser delineado em Dezembro de 2009, mas só em 2011 é que será concluído. Este é o primeiro plano de igualdade numa Universidade portuguesa, e tem como objectivos promover a auto-reflexividade, a criação de mecanismos de combate à desigualdade, e a implementação de mudanças, nomeadamente formar, informar e sensibilizar a comunidade estudantil.
No que diz respeito às diferentes fases do projecto, Catarina Oliveira explicou que “estamos já a elaborar um diagnóstico organizacional, que consiste em fazer uma análise quantitativa e qualitativa da UBI”. A coordenadora do projecto frisou ainda que se irá “proceder a uma análise a nível da política e cultura organizacional, e por último, a um diagnóstico do estereótipo existente nos estudantes da UBI ao nível do género e igualdade social”. O resultado do diagnóstico estará concluído até ao final do Verão, e como medida ir-se-á elaborar um plano de intervenção para a igualdade de género que, segundo Catarina Oliveira tem como objectivo “conseguir a igualdade de género na UBI”.
Para que o plano possa seguir em frente de uma forma satisfatória, este projecto será divulgado de maneira a sensibilizar toda a comunidade, a formação interna da UBI e a criação de um manual de movimento, um guia de promoção de igualdade e um logótipo (que está a concurso) que promova a visibilidade do tema. Em forma de apelo, Catarina Oliveira salienta que para se alcançar a igualdade de género na UBI “precisamos da colaboração e do envolvimento de todos”. O desenvolvimento do projecto reflectir-se-á nos inquéritos e/ou entrevistas feitos a toda a comunidade da UBI
Já numa fase final da apresentação, foi mostrado um pequeno excerto de um filme que retratava a (des)igualdade de género. Para terminar a apresentação do projecto UBIgual, todos os intervenientes estiveram disponíveis para responder às questões colocadas pelo público presente.