O piloto italiano Simone Faggioli, ao volante de um Osella FA 30 representando a equipa Osella Engineering S.R.L., foi o grande vencedor da Rampa Serra da Estrela, que se realizou no fim-de-semana transacto, repetindo assim o triunfo alcançado o ano passado. Esta é a quarta vitória obtida na prova nacional pelo campeão europeu em título, repetindo assim o triunfo conquistado na semana passada na prova de abertura do Campeonato Europeu de Montanha realizada na Áustria.
Simone Faggioli fez o tempo total de 5.18,144 minutos nas duas melhores subidas oficiais, das três realizadas, a uma média de 113 km/hora, sendo que por dois segundos não conseguiu bater o seu recorde obtido no ano passado. No segundo posto ficou o seu compatriota Fausto Bormolini, ao volante de um Reynard K02, com o tempo de 5.25,563 minutos a uma média 110,799 km/hora, tendo obtido o melhor tempo da segunda subida oficial realizada. Em terceiro lugar ficou o também piloto italiano, Renzo Napione, pilotando também um Reynard K02, que fez 5,28,799 minutos, com uma média de 109,708 km/hora.
Nos pilotos nacionais, o mais rápido foi António Nogueira, 11.º na geral, com o seu Porsche GT2 que se impôs ao Juno SSE CN de Paulo Ramalho e ao BRC CMO5 de António Barros.
A prova contou com 53 inscrições, tendo alinhado à partida 44 pilotos, sendo que um dos nomes inscritos mais sonantes a não participar foi o de Andrés Vilarinho, piloto espanhol, recente vencedor da Rampa da Falperra. Para além da participação de vários pilotos italianos e espanhóis, destaque para a presença dos pilotos da República Checa, nove no total.
Apesar da chuva, nevoeiro e baixas temperaturas, que se fizeram sentir, principalmente no sábado, o público esteve presente em bom número, e tal como nos anos anteriores, vibrou e aplaudiu os participantes na rampa, não havendo quaisquer incidentes a registar. A prova decorreu com a habitual segurança, razão pela qual é considerada uma das melhores do campeonato, tendo o sol feito a sua aparição apenas nas duas últimas subidas oficiais de domingo.
A prova organizada pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) e pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), tem um percurso de 5.010 km, sendo a partida feita a uma altitude de 847 metros e a chegada nos 1.297 metros.