Paula Charro, jornalista responsável por um dos programas da manhã na Rádio Cova da Beira lançou um desafio “em moldes de brincadeira”, aos seus ouvintes. “Como todos os dias lembro algumas efemérides que se vão assinalando, lembrei-me de sugerir um data que as pessoas que ouvem o programa gostassem de comemorar”.
À redacção daquela estação radiofónica, com sede no Fundão acabaram por “chover” um número “bastante significativo” de sugestões. De entre todas estas “acabámos por escolher a do Dia do Ouvinte”. Desta forma, no próximo dia 15 de Maio, todos os intervenientes no programa, desde jornalistas, a animadores, passando por grupos musicais e instituições, “e sobretudo, os ouvintes”, diz Paula Charro, vão estar reunidos na Escola Profissional do Fundão. A jornalista acrescenta que esta é uma acção inédita ao nível das rádios regionais. “Segundo as informações que temos, não existe um evento desta natureza, onde espero conhecer diversos ouvintes que têm acompanhado o programa há vários anos, mas que só nos vamos reconhecendo pela voz”. Dar um rosto a todos os intervenientes e promover uma actividade diferente daquela que o programa habitualmente confere são alguns dos objectivos deste evento.
Para já as inscrições estão já a chegar às duas centenas de pessoas. A partir das 15 horas, no próximo dia 15 de Maio, a Escola Profissional do Fundão vai ser palco desta iniciativa que conta com o apoio de várias instituições, “a começar pela escola que cedeu o seu espaço e o serviço de bar, realizado pelos alunos, a título gratuito”, reitera a jornalista. Para além disso, “depressa encontrámos grupos musicais que se quiseram associar ao momento, como o Trio Victor Costa, o Grupo de Cantares da Escola Secundária do Fundão e danças africanas, para além de outros eventos”. Paula Charro refere também o apoio de várias entidades e superfícies comerciais.
No final da tarde “vai haver uma merenda partilhada, também sugerida pelos ouvintes, e com toda a certeza, mais ideias para próximas edições”. Esta ligação ao público, “que surgiu como uma brincadeira”, acaba por demonstrar “algumas das especificidades dos nossos ouvintes”, acrescenta a jornalista. Um público, que segundo a mesma, “se mantém fiel ao programa há já vários anos”.
Os interessados podem inscrever-se nas instalações da RCB, da Escola Profissional do Fundão ou através dos telefones 275753999 / 275753800.