Esteve patente entre 22 de Abril a 2 de Maio no Serra-Shopping, a exposição "Cadeirarte", uma mostra de 90 cadeiras que exibiu o trabalho desenvolvido pelos alunos do 4º, 5º, e 6º ano do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica.
Esta iniciativa alia a arte à reciclagem, com o objectivo de despertar uma maior consciencialização para a preservação do ambiente: "Como houve remodelação de equipamento escolar, existiam muitas cadeiras velhas na escola, então aproveitamos o material antigo para lançar este projecto" explica Fernanda Marques, docente responsável pela exposição. Segundo aquela docente, a principal finalidade deste trabalho é "utilizar algo que não era suporte de arte, como a cadeira, e transforma-lo num objecto de expressão artística usando materiais reciclados", refere.
"A parte organizativa da exposição foi desenvolvida em parceria com o Colégio de São José de Coimbra e o professor Nuno Gaspar, responsável pela iniciativa nesse colégio", conta Fernanda Marques.
Este evento contou com o apoio de várias instuições, que contribuiram com materiais para a elaboração das cadeiras, e com a participação de alguns artistas, como os pintores Artur Aleixo, Francisco Cruz, Isaías Arção e Mário Silva, e a Fundação Nadir Afonso, que contribuiram com a realização de obras artísticas para a mostra, como forma de incentivo aos alunos.
O Director do Serra-Shopping, António Parracho, demonstra o seu prazer ao acolher projectos da comunidade estudantil da região: "Temos uma relação forte com as escolas da Covilhã, a parte da reciclagem é para nós muito importante porque temos preocupações cooperativas e até mesmo nacionais com a taxa de valorização de resíduos". António Parracho acrescenta ainda que o Serra-Shopping "tem vontade de mostrar o que de bem se faz na região com os estudantes, a arte e a reciclagem. São três factores que nos dão prazer ao associarmos o shopping a eventos como este".