As novas instalações para a consulta e o alargamento da idade pediátrica melhoram a qualidade do atendimento e diversificam cuidados prestados na pediatria do CHCB. Segundo os responsáveis clínicos por aquela unidade hospitalar, a ocupação de um novo espaço físico destinado às Consultas Externas de Pediatria, viabilizou em termos de instalações “maior funcionalidade, conforto e privacidade para as consultas dos mais novos, permitindo assim a esta especialidade alargar a oferta de cuidados assistenciais, sem descurar a satisfação e comodidade dos utentes”.
Uma alteração que veio também “dar um novo impulso à consulta de Desenvolvimento Infantil, à qual tem cabido a importante função de intervir no tratamento dos vários aspectos inerentes ao processo de crescimento de crianças e jovens, ou seja a nível físico, comportamental, cognitivo e emocional”.
Segundo as informações referidas pelo CHCB, “esta tem sido uma área, à qual o serviço tem aliás dedicado um esforço acrescido com vista à redução das listas de espera, situação, que de resto se traduz actualmente no acompanhamento e tratamento directo e imediato de todos os casos que apresentem sintomas ou problemas de neurodesenvolvimento, tais como o autismo, a hiperactividade, o défice de atenção, a dislexia, as dificuldades de aprendizagem, os atrasos de desenvolvimento psicomotores, e outros”.
Outra das alterações nesta área passa também pelo alargamento da idade pediátrica nos tratamentos médicos. Para Carlos Rodrigues, director do Serviço de Pediatria do Hospital, “este alargamento da idade pediátrica no ambulatório, hospital de dia, urgência e internamento, obrigou a uma adaptação célere do serviço, em moldes físicos e humanos, mas para as crianças e jovens representa um beneficio mais do que evidente, porquanto lhes possibilita prolongar até à idade adulta, o atendimento a que estão habituados, com os médicos e outros profissionais que eles conhecem desde sempre e nos quais confiam”.
Outra mais valia que o serviço de Pediatria tem à disposição dos menores é a área de telemedicina cardíaca e de genética, evitando assim deslocações de pais, crianças e jovens aos grandes centros, permitindo uma vigilância eficaz e atempada destes casos, juntamente com pediatras e especialistas de outros hospitais pediátricos.