O Campeonato da Europa de Montanha vai ter a sua segunda prova já este fim-de-semana, na Serra da Estrela. Apesar dos contratempos financeiros registados por várias equipas, o Automóvel Clube de Portugal, organizador do evento, refere que na mítica corrida da serra existe um respeitável leque de pilotos.
Um evento que marca também o início do campeonato nacional da especialidade, composto por oito provas. Para já, existem 58 pilotos creditados para a participação na corrida. Destes 32 são portugueses e os restantes, estrangeiros. No site oficial da ACP, David Cabral, director da prova, sublinha que “estamos perante uma lista de inscritos bem recheada, quer a nível internacional quer nacional, pelo que todos os acontecimentos que têm alterado o dia-a-dia de todos pouco se fizeram sentir em termos negativos no tocante ao interesse pela Rampa da Serra da Estrela, que deverá ser novamente palco de interessantes lutas pela definição dos diversos pódios, sendo também de aguardar que todos os adeptos da modalidade voltem a comparecer em grande força, garantindo uma moldura humana condigna”.
Fausto Bormolini, Renzo Napione e Lazlo Szasz são alguns dos nomes que garantiram já a sua presença. Também que volta à Serra da Estrela é Simone Faggioli, que fará a estreia no europeu do novo Osella FA30, um verdadeiro fórmula carroçado, com posição central de condução, equipado com um motor Zytek V8 de 3000cc e uma caixa sequencial Sadev. Faggioli surge agora como o grande favorito.
O ACP adianta ainda que na categoria 1 estarão também presentes os líderes do europeu, os checos Janik Vaclav (Mitsubishi Lancer EVO 8) e Lukas Vojacek (Opel Astra).
No que respeita a pilotos nacionais, destaque para Pedro Salvador, António Nogueira e José Artur Teixeira que vão estará na Estrela no início da defesa dos respectivos títulos.
Os treinos livres para mais uma edição da Rampa Internacional de Portugal/Serra da Estrela-Cidade da Covilhã terão início pelas 9 horas de sábado, dia 9 de Maio, tendo lugar os treinos cronometrados a partir das 10.30 horas. A primeira das três subidas de prova terá lugar da parte da tarde, pelas 15.15 horas.
No domingo, dia 10, e a partir das 8 horas haverá mais uma sessão de treinos livres, com as duas restantes subidas de provas agendadas para as 9.30 horas e 11.30 horas.