É no Anfiteatro das Sessões Solenes da UBI que Jaime Gama vai falar sobre o futuro do poder legislativo. Uma conferência que terá lugar no próximo dia 4 de Maio e que tem como orador, a segunda figura da hierarquia estatal.
Jaime Gama, que actualmente preside à Assembleia da República, estará na Covilhã, na próxima terça-feira, dia 4 de Maio, para falar sobre o futuro do poder legislativo em Portugal. A iniciativa, que começa cerca das 11.30 horas tem como objectivo fundamental servir de espaço de reflexão sobre a evolução futura da função e do alcance do poder legislativo em Portugal, assim como do respectivo impacto na Assembleia da República, enquanto órgão legislativo nacional, sublinham os responsáveis do curso de Ciência Política e Relações Internacionais.
Este debate, aberto a todos os interessados, irá ser orientado por três grandes áreas de abordagem. Um debate que passa por analisar, em primeiro lugar, que transformações são esperadas para o parlamento nacional no contexto da União Europeia, e concretamente no novo articulado institucional resultante do Tratado de Lisboa. Também, como se adapta a Assembleia da República, enquanto órgão legislativo, político e fiscalizador à realidade emergente de novos espaços de debate público e de escrutínio da acção governativa, no plano das mutações culturais e tecnológicas, que perpassam a sociedade contemporânea. E por último, que perspectivas futuras se podem esperar do contributo da Assembleia da República para a afirmação dos “valores de Abril” 36 anos após a Revolução dos Cravos.
A abertura da sessão, com mensagem de boas-vindas, estará a cargo de João Queiroz, reitor da Universidade da Beira Interior. André Barata, director do curso de Ciência Política e Relações Internacionais, fará uma breve apresentação do tema e logo depois Jaime Gama, presidente da Assembleia da República irá proferir uma conferência sobre “O Futuro do Poder Legislativo e a Assembleia da Republica”.
Uma conferência que se junta a um ciclo de debates promovido pelos responsáveis por esta formação. Conferências que têm trazido à Covilhã especialistas em várias áreas para abordarem temáticas gerais como política externa, economia, Comunidade Europeia, e agora uma área relacionada com a Assembleia da República.