Castelo Novo, Idanha-a-Velha e Monsanto foram algumas das localidades por onde passou a caravana do ACP. Os trilhos da raia serviram de palco para o VIII Off Road ACP. Também Penha Garcia e Penamacor foram visitadas neste passeio todo terreno que anualmente reúne os sócios que apreciam o fora de estrada mas não dispensam o enriquecimento cultural.
A partir do Hotel Príncipe da Beira, no Fundão, onde funcionou o centro de todo o evento, tiveram lugar três etapas que “estabeleceram um equilíbrio perfeito entre o prazer da condução em terra e as paragens culturais, com visitas guiadas a algumas das aldeias históricas da região” salientou Pinto Moreira, da organização.
Na sexta-feira, na etapa nocturna, Castelo Novo foi o destino escolhido e até ao cair da meia-noite as suas ruas estreitas encheram-se de curiosos sócios do ACP. No sábado, na mais longa etapa, foram feitas paragens e visitas em Idanha-a-Velha, Monsanto e Penha Garcia. O almoço decorreu em Penamacor, seguindo-se uma visita ao museu Dr. Mário Bento, na Meimoa, após o que, através de trilhos mais exigentes e íngremes da Serra de Santa Marta, se fez o regresso ao Fundão. No domingo, a Serra da Gardunha garantiu novas aventuras ao longo de uma etapa mais curta que terminou com a visita ao Palácio do Picadeiro, em Alpedrinha, mesmo antes do almoço e da entrega de troféus SPAL. A organização entregou ainda, a um dos participantes, um prémio em homenagem a Carlos Morgado, da revista ACP, recentemente falecido.
Para Luís Figueiredo, director do ACP, “uma vez mais cumprimos o objectivo de estar junto dos sócios, dar-lhes, de viva voz, conta de como está a crescer o clube e anunciar que em 2011, o Off Road ACP vai ser, se tal é possível, ainda mais memorável”. O Automóvel Club de Portugal manteve a colaboração do Clube Escape Livre neste passeio.