Palestras, workshops, exposições e, grupos musicais marcaram o certame dedicado à maçã, durante a segunda edição da Festa da Macieira em Flor, que se comemorou no município de Armamar.
Cláudia Damião, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Armamar explica que o objectivo da festa passa por “promover o concelho, situação que apenas é possível ao conseguirmos reunir num espaço único a demonstração de tudo aquilo que somos”.
Junto ao largo do tribunal estiveram em exposição permanente vários pontos gastronómicos da região, mostras de artesanato e de associações. A finalidade do certame passa essencialmente por “impulsionar o concelho, a nível paisagístico, gastronómico, cooperativo e etnográfico” focando os recursos endógenos como os enchidos, o vinho e a maçã.
“Este é um concelho que em termos de produção de maçã se distingue do resto do País. Já o vinho do Douro é também produzido em Lamego, e em Tabuaço, mas a maçã não, a nossa maçã tem características únicas”, sublinha a vereadora.
As jornadas técnicas da Associação de Fruticultores procuram ajudar os agricultores a potencializar ainda mais as características de produção e tudo aquilo que o concelho oferece. “A coloração e teor de açúcar que a maçã de Armamar possui são únicos face ao clima e à altitude a que esta se encontra”, declarou a vereadora Cláudia Damião. “Não basta ter um bom solo ou um bom clima para que a maçã cresça, é também necessário que os agricultores tenham a capacidade de melhorar as técnicas de produção e de conservação da maçã”, defendeu.
Um dos pontos altos desta iniciativa centrou-se na palestra fomentada pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas, que teve como tema Benefícios Nutricionais da Maçã. “Era necessário falar dos benefícios da fruta em geral, em particular da maçã e, por fim aplicar a maçã a receitas” explicou Joana Alves, nutricionista do centro hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. O workshop Aplicação da Maçã à Culinária consistiu na exposição de várias receitas tendo sempre como base a maçã.
O final das intervenções ficou marcado pela degustação das diversas receitas apresentadas pela nutricionista Cátia Carvalho. Confeccionadas por alguns habitantes, pastelarias e restaurantes da região, a mesa mostrou-se recheada de muitos pratos dedicados à maçã.
Docinho de Maçã é o nome do pastel lançado pela casa Doces do Céu, um pastel de massa folhada com recheio de maçã e nozes. O desejo de eleger um doce típico que caracterize a região é evidente. “Tem sido uma das nossas preocupações definir alguma coisa que nos caracterize a nível gastronómico, como acontece com os ovos moles de Aveiro”, revela a vereadora.
A tradicional caminhada contou com a presença de cerca de cem participantes que puderam admirar as muitas macieiras em flor. Bombos, fanfarras, grupos de cantares, ranchos folclóricos, orquestra ligeira e ainda grupos musicais, animaram os visitantes da Festa da Macieira em Flor. Ao longo do certame decorreram ainda exposições e apresentações de pintura relativas à cultura dos habitantes do concelho onde uma vez mais predominou a maçã.